Quando devo suspeitar que tenho osteoartrite?

  • +A
  • -A

A osteoartrite é um problema crônico que provoca a perda da cartilagem óssea ao redor das articulações. Procurar um médico para uma avaliação ainda no início do quadro é fundamental para o controle da doença. Para isso, é preciso conhecer os sintomas e as principais características da osteoartrite. Confira!

Dor nas articulações pode indicar um caso de osteoartrite

 

“Pacientes com dores articulares que pioram com os movimentos, como agachar, subir e descer escadas e caminhar longas distâncias, tendo suas dores aliviadas com o repouso, devem suspeitar de osteoartrite”, afirma a reumatologista Míriam Küster Huber. As partes mais atingidas são os quadris, os joelhos e as articulações da coluna vertebral. 

Outra característica importante da osteoartrite é sua maior frequência entre pacientes com idade avançada, com sobrepeso, com deformações ósseas e com outras doenças, como diabetes e gota. Se você tem um ou mais desses fatores, deve suspeitar!

Como é o diagnóstico da osteoartrite?


Ao notar os sintomas, a melhor atitude a ser adotada é procurar o auxílio de um médico. “A dor articular pode estar presente em várias doenças reumatológicas e ortopédicas. Para diferenciar os tipos de dor articular, é fundamental uma consulta com um especialista, que irá fazer uma entrevista e um exame físico minuciosos, além de solicitar exames, caso haja necessidade”, explica Doutora Míriam. 

Segundo a médica, o tratamento iniciado precocemente é mais fácil e tem resultados melhores quando comparado a um caso de osteoartrite avançada. Nos quadros mais simples, são indicados o uso de medicações, o controle do peso e a realização de exercícios físicos, por exemplo, enquanto em casos mais graves podem ser necessárias próteses e cirurgias.

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Míriam Küster Huber

Dra. Míriam Küster Huber

Reumatologia

CRM: 9649 / ES

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quando devo suspeitar que tenho osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.