AchèAchè
    search
    Título

    Quando uma bengala deve ser utilizada por pacientes com osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    Dor, inchaço e sensação de calor são apenas alguns dos sintomas provocados pela osteoartrite, uma doença crônica que afeta a cartilagem das articulações. O problema pode afetar seriamente a qualidade de vida dos pacientes, já que limita a movimentação da região atingida e, em alguns casos, reduzindo a mobilidade de todo o corpo. No entanto, algumas pessoas com osteoartrite podem se beneficiar do uso de bengalas.

    Bengalas ajudam a diminuir a dor causada pela osteoartrite


    A bengala constitui um apoio importante para os idosos, pois desempenha um papel de equilíbrio durante a marcha. Ela deve ser usada a partir do momento que o paciente apresenta dificuldade de equilíbrio e força muscular diminuída”, informa a reumatologista Regina Ferreira. A bengala ajuda a diminuir o impacto nas articulações ao andar e a dor, principalmente, no quadril e nos joelhos.  

    Existem ainda outras ferramentas que podem ajudar as pessoas que sofrem com a doença. “O uso de andadores também auxilia pacientes com osteoartrite. No caso de acometimento de joelhos, os tensores trazem mais segurança e conforto durante a marcha. Já no caso de encurtamento de membros inferiores, é possível adequar calçados com altura de salto diferente”, afirma a médica.

    Bengalas devem ser usadas em conjunto com remédios


    É preciso ter em mente que o uso de andadores e da bengala é uma medida complementar ao tratamento medicamentoso da osteoartrite. Em boa parte dos quadros, o profissional prescreve o consumo de remédios anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir o inchaço nas articulações, e
    condroprotetoras, que bloqueiam a degradação da cartilagem.

    Outras recomendações importantes para o tratamento são o emagrecimento, já que o excesso de peso sobrecarrega o sistema ósseo e contribui para a piora da doença, e a acupuntura, que diminui a dor da osteoartrite. A prática de exercícios aeróbicos, sempre com aprovação do médico e com supervisão, também costuma ser indicada para melhorar a força e a flexibilidade.

    Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes