Qual é a diferença entre a osteopenia e a osteoporose?


  • +A
  • -A

Tanto a osteoporose quanto a osteopenia são descritas da mesma forma: condições que consistem na perda significativa de massa óssea, o que implica na fragilização dos ossos e no aumento do risco de fraturas. A diferença está na intensidade. O diagnóstico da osteopenia indica uma perda de massa óssea leve, enquanto na osteoporose essa perda é bem mais relevante.

“A osteopenia é uma diminuição da massa óssea que ainda não atingiu valores para ser classificada como osteoporose. É uma osteoporose em grau mais leve. Se não for devidamente tratada, a osteopenia tende a se tornar uma osteoporose com o tempo”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

Osteopenia deve ser tratada o quanto antes para evitar o risco de virar osteoporose

Uma vez identificada a presença de osteopenia ela deve ser tratada para que não ocorra mais perda de massa óssea a ponto de atingir valores que identificam a osteoporose. Segundo o especialista, o tratamento da osteopenia é capaz de reverter completamente o quadro, diferente da osteoporose, que exige que os cuidados sejam mantidos até o fim da vida.

“Não existe um tempo para que ocorra a conversão da osteopenia para osteoporose. Depende de muitas variáveis clínicas e fatores desencadeadores para que ocorra essa conversão de uma em outra”. Contudo, o ideal é iniciar o tratamento o quanto antes, assim que for diagnosticada a osteopenia, pois quanto mais for adiado o tratamento, maiores os riscos de virar osteoporose.

Medidas do tratamento da osteopenia e osteoporose


Os cuidados do tratamento da osteopenia são similares aos da osteoporose, ou seja, é fundamental
suplementar cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos e adotar hábitos de vida saudáveis que reforcem também toda a estrutura óssea, como a prática regular de atividade física. O uso de medicamento será indicado mais nos casos de osteoporose, no intuito de frear o avanço da perda da massa óssea.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Qual é a diferença entre a osteopenia e a osteoporose?"

Zidauro lapa

Muito bom a informação.!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zidauro. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Até logo.

Dione de Fátima Garcia

Recentemente foi diagnosticado osteoporose na minha coluna,estou tratando com medicamentos e gostaria de mais informações a respeito como quais os cuidados que devo tomar quanto a esforços físicos posso pegar peso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dione. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Temos uma matéria que aborda esse tema. Clique no link abaixo e confira! Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/complementar-tratamento-remedios-osteoporose

Francisca castro

Tenho osteopenia, e gostaria de saber qual melhor cálcio e qual exercício indicado,?eu só caminho.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Para receber a indicação das atividades físicas mais adequadas para você é importante buscar atendimento com o especialista, para que diante de uma consulta presencial seja indicado o tratamento mais eficaz. Continue por aqui para acompanhar mais matérias e dicas sobre saúde e tratamentos. Até logo.

Sonia

Muito bom gosto desses e-mails que recebo falando dia osso, são muito bons. Assim me mantenho informada sobre o assunto.Muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia. Ficamos felizes em poder ajudar. Continue acompanhando nossas matérias para mais informações sobre saúde, doenças e dicas de tratamentos. Até logo.

Jucélia

Então fui diagnosticada com astoporose,fiz tratamento reverteu osteopomia!! Fiquei feliz sinal tratamento tá caminho certo!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jucélia. Agradecemos por compartilhar seu comentário e ficamos felizes por sua melhora. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.