Qual a diferença entre artrose e artrite reumatoide?


  • +A
  • -A

A artrose e a artrite reumatoide são duas doenças que atacam a cartilagem que reveste as articulações do esqueleto humano e atingem, com maior frequência, pessoas a partir da meia-idade e da velhice. No entanto, os dois problemas apresentam inúmeras diferenças, que vão desde a forma de manifestação dos sintomas até o tratamento e a gravidade dos casos.

Entenda as duas doenças


De acordo com o ortopedista Eduardo Vieira, a artrite reumatoide é uma doença sistêmica e que leva à inflamação crônica da membrana sinovial, que reveste as articulações. “A doença provoca alterações e destruição da articulação, mas também pode se manifestar em outras áreas”, afirma o médico. É mais comum nas mulheres e acomete, principalmente, mãos, pés, punhos e joelhos.

Na maioria dos casos, ambos os lados do corpo são afetados pela doença. O problema se caracteriza pela rigidez matinal, que causa dor e dificuldades para se locomover durante aproximadamente 30 minutos após acordar. Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

Já a osteoartrite é uma doença articular degenerativa, que destrói a cartilagem da articulação de maneira mais lenta. “Pode ser de causa primária, quando não tem uma explicação, mas também secundária, quando surge devido a algum problema que o paciente já tem, como a artrite reumatoide e outras doenças reumáticas”, explica Vieira. Apesar de ser mais comum, as alterações ósseas e as dores podem demorar anos para surgir.

Como são os tratamentos?


Segundo o profissional, como a artrite reumatoide é uma doença autoimune, o tratamento, geralmente, é feito para diminuir as dores e o processo inflamatório. Para isso, são utilizados medicamentos imunossupressores e tratamento fisioterápico.

Os pacientes com osteoartrite podem utilizar medicações condroprotetoras e outras que minimizem a dor. Já os corticoides, anti-inflamatórios não hormonais, o colágeno e a glicosamina, além da prática de atividades físicas, são indicados para ambos os problemas.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Eduardo Vieira

Dr. Eduardo Vieira

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 90345 / SP

TAGS
artrite
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Qual a diferença entre artrose e artrite reumatoide?"

Sonia Graciela Duarte Clavijo

Bom dia…eu fui diagnosticada com 14…artritis.deformante juvenil….passado muitos anos…tenho dores nas mãos.pés…me doe sem aliviar 1 semana…quando a dor alivia…fica um sobre oso e entorta os dedos….Não tomo nada para a dor…me recuso..Não tomo medicamentos..Não..tomo sim…cha de alecrim…magnecioPA..e sementes de abacate em agua mineral..1 copo de manha e um copo de noite…folhas de louro no chimarrão..gengibre no chimarrão…1 vez cada…o seja ..1 semana um .na outra outro…e e o que me alivia demais. Esti com 53 anos trabalhando…cuido de 2 idosos de 100 klos cada 1…nunca fiz febres…e so a dor….e tido que parar meus crochê…mas não .tomo remedios ..so naturais…e feitos por mim…para a carne vermelha tambem me ajudo …..obrigada…que conselho vocês me dariam…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, se cuidar com recursos naturais é muito bom mas muitas vezes precisamos fazer o uso de medicação. Aconselho que você procure um médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu caso. Abraços

Maria

Tenho 55 sofro tanto com dor nas articulações já fui no medico tomei remédio faço exercício e não para meu joelho então doi sem para já não sei o q fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, retorne em consulta com o médico que a acompanha e relate para ele que as dores ainda persistem, assim ele poderá te indicar uma outra forma de aliviá-las. Melhoras.

Ana claudia santos reis

Sinto fortes dores do meu lado esquerdo. Comecando pelo pescoco que irradia ate meu pe. Chega a queimar. Minha mao e meu pulso sinto muito fraco. Meu joelho tambem doe.

Miluina Elmiro Cid

Sinto muitas dores.nao costas do pescoço fui ao medico ele disse que era astros e nao remédio único jeito pra melhorar era caminhada e também.adormecendo as maos

Elizete Lima

Boa tarde. Tenho 53 anos por estar sentindo muita dor nos dedos,punho, e canela (pé), sinto tbm um cansaço no corpo que me incomoda muito.principalmente pela manhã. Procurei um médico e ele me receitou condroflex, levei o susto com o preço. Estou na dúvida se realmente é o mais indicado, o que devo fazer? Será que vou me livrar desta dor? Obrigada

Lucia

Faltou esclarecer o título do artigo “Qual a diferença entre artrose e artrite reumatoide?”. Somente foi explicado o que é artrite reumatoide, porém não explicou o que é artrose e nem a diferença entre essas duas doenças.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Na matéria o autor trata da doença, porém usando termos diferentes. Abraços.

Maria do Carmo

Fui diagnosticada com artrose , principalmente nas mãos. Gostaria de saber mais sobre a doença , que apesar de semelhante a artrite, não ficou claro o tratamento e aalimentação adequados

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria do Carmo, segue o link com matérias a respeito deste assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/artrose
Abraços.

Maciel landim

Olá. Minha velocidade de sedimentação deu 90mm/l.esse resultado prova que tenho artrite reumatoide?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maciel, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

Tania

Comecei a tomar o Artrolive, além de ser muito doce, ele não dissolve bem na água Poderiam melhorar isso Tania

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tania. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Encaminhamos sua solicitação para o setor responsável ter ciência. E enviamos um e-mail para você formalizando a abertura da solicitação. Até logo.

KAREN

Olá tenho Artrose secundária, esclerose do Osso Subcondral, o médico prescreveu um mês antiflamatorio, e 6 meses Artrolive de 12 em 12 h , mas nunca para de doer o quadril, poderiam fazer uma matéria sobre , se tem cura meu caso , se existe outro tratamento que não sinta mais dor!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Karen. A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica. De acordo com o Dr. Guilherme Maretti não é possível afirmar que a artrose tem cura, mas, o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. Encaminharemos sua sugestão para área responsável ter ciência. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.