Qual a diferença de resistência entre um osso saudável e um com osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que afeta todos os ossos do corpo e atinge, principalmente, asiáticos, mulheres na menopausa, pessoas magras, baixas e de pele branca, pessoas que se expõem pouco ao sol, sedentárias e que consomem cigarro e bebidas alcoólicas com regularidade.

Os ossos do corpo se recompõem com o tempo e, para isso, utilizam minerais como o cálcio. Ao longo dos anos, a velocidade de absorção dessas substâncias é reduzida, o que propicia o surgimento e desenvolvimento da osteoporose. A doença é responsável pelo comprometimento da arquitetura óssea, diminuindo a densidade mineral dos ossos.

Cuidados no dia a dia

“Com a deterioração, o osso torna-se frágil, podendo ocorrer fraturas por trauma leve. Em relação à resistência de um osso normal para um osteoporótico, um pequeno trauma ou uma torção leve pode danificar o osso, o que não ocorre num osso normal”, afirma o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada. Situações corriqueiras, como agachar, levantar um objeto ou tropeçar e cair podem causar uma fratura.

Para manter a saúde do corpo e a qualidade de vida é importante manter os ossos fortes. Nakada explica como isso é possível: “Exercícios físicos associados a banhos de sol fortalecem muito os ossos, junto com o tratamento de outras doenças e alterações hormonais que causam a osteoporose”, explica.

Busca por ossos mais fortes

Entre as mudanças hormonais que ajudam no surgimento da doença está a queda da produção de estrógeno a partir da menopausa. Ele é um hormônio feminino, mas também encontrado no corpo masculino, que auxilia na proteção dos ossos. Além da reposição de estrógeno, para combater a osteoporose é importante aumentar o consumo de vitamina D e de cálcio.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista, traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Qual a diferença de resistência entre um osso saudável e um com osteoporose?"

Rute Lea G

Vcs falam falam mas cadê as dicas pra melhorar os ossos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rute, se o paciente apresente algum sintoma, ele deve realizar uma consulta com o médico para que ele possa indicar o tratamento adequado para cada caso. Abraços.

Marielena Braichi Pôssas

Tenho osteoporose e tive vasculite e estou totalmente perdida como proceder uma vez que ainda trabalho e pelo INSS tenho que trabalhar mais 2 anos para aposentar e cada dia fico pior.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marielena, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o seu quadro pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Nidia Venancio

Dicas ótimas. Para cuidar bem dos ossos sempre temo que visitar um especialista para indicar o melhor tratamento.

Maria Cristina das Neves

Boa tarde !Eu tomo Osteotrat do Laboratório Aché e já melhorei . Tomo este medicamento uma vez por semana para a minha osteoporose que está bem acentuada. Mas estou sentindo melhoras.Abraços,

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Cristina, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhor qualidade de vida após seguir um bom tratamento médico. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.