Quais são os principais sintomas da artrose?

  • +A
  • -A

A artrose é uma doença degenerativa resultante de um processo de desgaste da cartilagem que protege as articulações e de outras estruturas do esqueleto. O problema é mais comum em idosos, principalmente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das pessoas com mais de 65 anos sofrem com a condição. Já no Brasil, o número de portadores da artrose ultrapassou 15 milhões, segundo o Ministério da Saúde.

Dores e inchaço estão entre os sintomas da artrose


“A principal queixa do paciente é dor articular. Quando não tratada, a artrose influencia na redução dos movimentos articulares e na diminuição da qualidade de vida”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti. As dores provocadas pela doença evoluem lentamente com o passar dos anos, o que dificulta o diagnóstico precoce e reforça a necessidade de acompanhamento médico.

O problema, que também pode ser chamado de osteoartrose e osteoartrite, incha e esquenta a região afetada e provoca rangidos durante a movimentação do corpo, que fica prejudicada por causa da rigidez da articulação. Nos braços e nas pernas, os dois membros podem ser afetados, apesar desses casos serem menos frequentes.

Artrose pode destruir nervos da coluna


Realizar o tratamento da artrose é fundamental para evitar o surgimento de complicações, como explica o profissional: “Quando presente na coluna vertebral, em casos muito avançados, a artrose pode causar alterações neurológicas chamadas de radiculopatias periféricas”. O problema consiste na destruição de nervos da coluna e pode levar à perda da força muscular e da sensibilidade.

Para diminuir a dor, o paciente pode recorrer à fisioterapia e ao uso de compressas de água quente ou fria. O médico pode receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para a dor, além de condoprotetores, corticosteroides e de colágeno. Atividades físicas que não gerem impacto nas articulações, como natação e hidroginástica, também devem fazer parte do tratamento.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Guilherme Maretti

Dr. Guilherme Maretti

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 135610 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os principais sintomas da artrose?"

silvio da silva santos

Boa tarde, nesses dias fiquei com os pés no calcanhar inchados e quentes, com formigamentos e dores, depois desapareceu e apareceu nos braços, tanto esquerdo como direito, e no local está muito quente, gostaria de saber o que significa essa situação que eu nunca passei, sempre fiz caminhadas durante 23 anos, hoje estou com 53 anos e gostaria de saber o que é essa causa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Silvio. Inchaço, dor e aumento da temperatura local são sinais que podem sugerir má circulação sanguínea, desgaste articular, comprometimento de nervos, como são sintomas comuns para várias doenças indicamos que assim que possível procure por um médico, ele poderá analisar o seu caso e identificar a causa desses desconfortos e prescrever o melhor tratamento. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.