Em quais exames é possível identificar um quadro de osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que afeta as articulações e os ossos do corpo, provocando dores e inchaço. Receber o diagnóstico de maneira precoce é importante para impedir que os sintomas piorem e limitem a movimentação do corpo. A identificação do quadro de osteoartrite pode ser feito com exames solicitados pelo médico, que variam de acordo com a gravidade da doença.

Radiografia e ressonância magnética ajudam a diagnosticar a osteoartrite


“O diagnóstico de quadros avançados de osteoartrite pode ser feito, inicialmente, com o histórico do paciente e um bom exame físico, sendo confirmado com uma simples radiografia, pois nestes casos, já existem alterações na estrutura da cartilagem e do osso da articulação”, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli.

Por outro lado, quando o quadro de osteoartrite ainda está nos estágios iniciais, o diagnóstico deve ser feito com mais atenção. Um dos motivos é que os sintomas são bem inespecíficos e pioram lentamente com o passar do tempo. Nestes casos, o médico especialista poderá pedir uma ressonância magnética para auxiliar no diagnóstico.

Tratamento da osteoartrite diminui dor e inchaço nas articulações


Ao identificar o problema, o profissional recomendará as medidas mais importantes para tratar a doença. “Hoje, as possibilidades de tratamento não param a osteoartrite. Elas controlam a doença e diminuem a velocidade de sua evolução. Retirar esforços da articulação, usar medicações anti-inflamatórias e
condroprotetores auxiliam neste controle”, explica Raffaelli.

Realizar sessões de fisioterapia também é uma abordagem bastante indicada pelos médicos. Além disso, praticar exercícios físicos que ajudam a fortalecer a musculatura do corpo é importante, desde que sejam feitos com supervisãojá que os músculos fortes servem como proteção para as articulações contra impactos e lesões. A atividade física também reduz o peso e, consequentemente, evita o desgaste articular, especialmente nos joelhos.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Em quais exames é possível identificar um quadro de osteoartrite?"

Tiana Falcão

Gostei bastantes do seus artigos, parabéns!Eu tenho sentido há alguns meses umas dores nas juntas das minhas mãos, o que piorou depois que fiz um tratamento de uma pneumonia. Agora meus ombros doem muito, parei inclusive de usar minhas bolsas que são bem pesadas. Quando vou dormir não encontro uma posição confortável para ombros, pois gosto de dormir de lado.Ainda não fui a minha médica para fazer algum exame, pois fiz uma ressonância magnética recente em janeiro.18 dos pulmões, e fiz 3 radiografias também. Gostaria de saber se o que sinto pode ser osteoartrite, pois já tenho 50 anos de idade.Grata,Tiana Falcão

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tiana, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.