Quais exercícios e atividades são recomendadas para idosos com osteoartrite para melhora da qualidade de vida?


  • +A
  • -A

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos idosos brasileiros sofrem com a osteoartrite, uma doença nas articulações que tem como característica a degeneração das cartilagens aliada a alterações de estruturas ósseas.

Além da alta ocorrência, a artrose, como também é conhecida, vem acompanhada de dores nas articulações (principalmente nas mãos, joelhos e coluna) e comprometem deslocamentos e a movimentação do corpo em geral. Pensando nisso, separamos algumas atividades para a melhora da qualidade de vida dos idosos.

Ponto final nas dores

Osteoartrite e as dores caminham lado a lado, fazendo que qualquer atividade praticada por um idoso, como escrever, andar, comer e deitar, seja angustiante. “A osteoartrite afeta todas as articulações, podendo afetar uma ou mais! Sem dominância de uma ou outra articulação”, explica o ortopedista Lucio Nakada.

Apesar das dores sentidas nas atividades do dia a dia, exercícios físicos podem, sim, ser muito importantes no tratamento da doença, já que colaboram para a diminuição das dores e melhoram a mobilidade das articulações. Lucio Nakada aponta alguns exemplos: “Musculação e hidroginástica são exercícios que ajudam. O fortalecimento muscular associado à medicamentos diminui a dor e, por consequência, a necessidade de cirurgia”.

Medicamentos também podem ajudar

Falando em medicamentos, eles também possuem papel muito importante no tratamento da osteoartrite e têm mostrado eficácia, como a glucosamina e a condroitina, que ajudam no controle da dor e na redução da evolução da doença. Nakada alerta, no entanto, que é importante sempre procurar um médico antes de começar a usar qualquer tipo de medicamento. “Anti-inflamatórios e analgésicos opioides devem ser administrados com muito cuidado devido aos riscos dos efeitos colaterais, pior ainda nos idosos!”

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais exercícios e atividades são recomendadas para idosos com osteoartrite para melhora da qualidade de vida?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.