Por que o pulso costuma ser muito afetado pela osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o pulso costuma ser muito afetado pela osteoporose?

A osteoporose afeta mais algumas partes específicas do corpo do que outras, o que inclui o pulso. Além de possuir ossos sensíveis, esta região é muito utilizada nas atividades do dia a dia (o que gera desgaste), servindo bastante como apoio, inclusive nos impactos de maior intensidade, como em quedas.

Perigo de fratura no pulso por causa da osteoporose


“O pulso é um local afetado principalmente pela osteoporose de causa secundária (hiperparatireoidismo, por exemplo), pois os ossos que ali estão tem sua camada cortical mais expressiva. Todavia, a osteoporose primária também afeta os ossos do pulso, além dos ossos vertebrais e do fêmur”, aponta o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Júnior.

A doença pode até mesmo chegar a impedir o movimento das mãos, o que, segundo o médico, ocorre em casos extremos de fraturas dos ossos do punho, principalmente o rádio. “São situações de queda da própria altura. Por isso é muito importante as medidas de prevenção de quedas em idosos para evitar fraturas”.

Outros ossos mais afetados pela osteoporose


“Além do pulso (rádio), os locais mais afetados pela osteoporose são: a coluna (vértebras), a bacia (fêmur) e o braço (úmero). Lembrando que as regiões do corpo mais afetadas pela osteoporose primária são os ossos vertebrais e do fêmur”. Independentemente do local, as complicações mais temidas da osteoporose são as fraturas.

Em todas as suas formas, a osteoporose é assintomática por longos períodos, o que acaba gerando grande preocupação. Em geral, as primeiras manifestações físicas acontecem quando já houve cerca de 30 a 40% de perda de massa óssea. Então, é muito importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para que o tratamento se inicie a tempo de prevenir consequências indesejadas.     

Dr. Luiz Carlos Pereira Junior é endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e atende em Blumenau (SC). CRM-SC: 13908 – www.facebook.com/endocrinologistaluizcarlos

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o pulso costuma ser muito afetado pela osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.