Professora trata osteoartrite e osteoporose para se livrar de dores

  • +A
  • -A

Problemas nas articulações e nos ossos podem comprometer bastante a qualidade de vida, deixando simples tarefas do dia a dia muito mais difíceis. Foi o que aconteceu com Maria de Lourdes P., de 56 anos, moradora de Cocal (PI), que começou a sofrer em função das dores provocadas por duas doenças sérias: osteoatrite e osteoporose.

 

Dor nos ombros e braços atrapalhavam aulas

 

“Há cerca de três anos faço uso de um medicamento para controle de osteoartrite, em função de dor no joelho, e de um esporão de calcâneo, que me causava uma dor muito forte no pé. Até para pisar no chão era difícil. Como o produto era bem caro, pedi para o médico me indicar outro mais em conta e aí cheguei na medicação que uso hoje em dia. Ambos os remédios foram bons, me ajudando a diminuir a dor”, afirma a professora.   

Contudo, Maria também possui diagnóstico de osteoporose, o que acarretava em incômodos como dor no ombro e na coluna. “Fui diagnosticada com osteoporose em várias vértebras. A dor no ombro e nos braços, particularmente, atrapalhavam bastante meu trabalho, já que sou professora e escrevo muito no quadro. Com o esforço, minhas articulações inflamavam. Por isso, tomava também anti-inflamatório”, explica.

 

Redução de peso é essencial para proteger ossos e articulações

 

A professora conta que seu acompanhamento médico não é tão frequente em função da distância, já que ela mora em uma cidade pequena, longe de peritos especializados. As consultas ocorrem cerca de duas vezes ao ano, apenas. Além disso, revela que seu médico sempre pede para que ela perca peso para ajudar no tratamento, mas que ela não consegue.

A redução de peso protege, principalmente, as articulações de carga (coluna, quadris, joelhos, tornozelos e pés), diminuindo o esforço na utilização destas articulações. Consequentemente, isso resulta no prolongamento da vida da cartilagem”, explica o ortopedista e traumatologista Maurício de Paiva Raffaelli”.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Professora trata osteoartrite e osteoporose para se livrar de dores"

Vera

Sei como é isso…só que tem um problema os remédios curativos são muito caros…os genéricos aliviam a dor….por exemplo não são todos os meses que posso comprar o Artrolive e o Diosmim…então aquela recuperação que estava acontecendo regride tudo…Qual o medicamento que dona Dirce usou estou curiosa…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera. Cada paciente possui sua particularidade no estado clínico e também no tratamento, para a indicação do medicamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o especialista. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Luziete costa gama

Tenho osteopenia artrose em quase todas as juntas e na coluna e fibrimalgia…sao dores fortes não tenho prazer pra nada…não sei mas o que faço ja que as fisioterapia não dão jeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luziete. É crucial para sua saúde buscar tratamento adequado com o reumatologista. Diante de uma consulta presencial será possível indicar o tratamento mais adequado e assim trazer maior controle dos sintomas e melhor qualidade de vida para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.