A produção de colágeno diminui com a idade? Por quê?


  • +A
  • -A

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo por ser a estrutura básica para a formação dos mais diversos órgãos e a base de sustentação das células, correspondendo a cerca de 33% de todas as proteínas produzidas pelo organismo. No entanto, apesar de sua importância, a produção do colágeno sofre uma significativa redução com o passar dos anos, como consequência do envelhecimento. 

Hormônios sexuais contribuem para queda na produção de colágeno 


“Acredita-se que o corpo perde em torno de 1% do colágeno a partir dos 30 anos e, após os 50, acredita-se que sua produção gira em torno de 35% a 40% do total”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli. Parte da culpa está nos hormônios sexuais, como explica o médico: “A produção dos hormônios sexuais diminui e isso reduz a produção das células que sintetizam o colágeno”. 

Outros fatores envolvidos na queda do montante de colágeno disponível no corpo são o tabagismo e a exposição excessiva ao sol. Entretanto, não é apenas a quantidade que o organismo perde. Até mesmo a qualidade é prejudicada. “Além de ter uma diminuição na sua síntese, o colágeno também perde a força de sustentação com o tempo”, destaca o profissional. 

Falta de colágeno pode piorar doenças articulares


É importante ficar atento a essa queda na produção do colágeno e até consultar um especialista preventivamente porque a falta da proteína pode facilitar o
desenvolvimento de algumas doenças osteoarticulares e até piorá-las. Uma delas é a osteoartrite, condição que provoca a inflamação e o inchaço da articulação e pode reduzir a mobilidade do corpo. 

De acordo com Dr. Raffaelli, é possível conseguir melhorias no colágeno evitando fumar cigarro e a exposição exagerada ao sol, principalmente entre as 10 e 16 horas. O médico lembra ainda que a reposição da proteína, por meio da suplementação indicada por um profissional, tem demonstrado ser uma boa aliada na preservação da saúde das articulações. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
artrite
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A produção de colágeno diminui com a idade? Por quê?"

Maria Aparecida Alves

Gostaria de saber se uma idosa de 75 anos pode tomar remedio para melhorar a imunidade. Tomei Leucogem e foi òtimo. Um medico antigo não gostou que eu tomasse.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Agradecemos o comentário. A automedicação é sempre um risco, é recomendado que procure um médico, além disso, o remédio e o tratamento prescrito será de acordo com o diagnóstico, pois será diferente, caso você esteja com uma doença que cause deficiência imunológica. Alguns hábitos básicos são indicados por especialistas, como atividade física regularmente, com o acompanhamento de um profissional, dieta balanceada e uma boa qualidade de sono. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.