Quais são os principais sintomas de um reumatismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os principais sintomas de um reumatismo?

Reumatismo é um termo utilizado para falar de diversas doenças que provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo, geralmente em idosos e pessoas na meia-idade. No entanto, todo o corpo pode ser afetado, o que inclui o cérebro, os rins e o coração. Entre os problemas mais comuns estão a artrose e a artrite reumatoide.

Dor é o principal sintoma do reumatismo


Os sintomas do reumatismo podem atrapalhar o paciente durante o trabalho, na prática de exercícios físicos e em outras atividades rotineiras, como arrumar a casa. “Além da dor, é possível apresentar inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e sintomas gerais, como febre, perda de peso e cansaço”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

Durante uma consulta, é preciso que o especialista avalie a causa da dor para oferecer o tratamento mais adequado, já que a dor presente no reumatismo também é sintoma de outros problemas articulares e ósseos. Nas doenças reumáticas, as dores não têm origem traumática, ou seja, não são resultado de batidas ou acidentes, nem de esforço repetitivo.

Anti-inflamatórios e fisioterapia fazem parte do tratamento do reumatismo


“A dor pode ser minimizada com base em um tratamento multidisciplinar que engloba a educação do paciente com relação à doença, tratamentos de reabilitação, como fisioterapia e RPG, e tratamentos não medicamentosos para controle de dor, como acupuntura”, destaca a reumatologista.

Medicações específicas para os sintomas, como anti-inflamatórios, também podem ser prescritas, de acordo com o caso. Caso não sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente, as doenças reumáticas podem gerar complicações, especialmente nos pacientes com quadros mais graves, comprometendo órgãos importantes e oferecendo risco de morte, como as vasculites e o lúpus eritematoso.

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

70 comentários para "Quais são os principais sintomas de um reumatismo?"

Maria da Glória Jordão

Aos vinte anos eu tive artrite reumatoide e hoje aos 70, tenho impressão que estou com prblemas nos pés ficam dormentes, esporões e vermelhidão na sola do pés

cezar augusto de azevedo

a minha mãe teve problemas com o reumatismo , a minha irmã tbm , e parece que o lupus eritematoso esta presente em um exame . eu sinto muita dormencia nos braços a noite quando estou dormindo e me acordo diariamente .

Maria Domingas

Oi bom dia, tenho artrose nos dois joelhos,muitas dores na coluna lombar,no ombro nos dedos dos pés. Pelas manhãs fico toda travada, fui no reumatologista ele me passou um exame de sangue tô guardando o resultado. Minhas juntas tadas doem. Obrigada

Ketilin

Estou com reumatismo aos 26 anos meu pés inchando meus joelhos doem muito estralando ao andar quando ando é bem devagar quase parando

Rosa Maria

A um mês tive uma dor no ombro que nem conseguia dormi fui várias vezes ao medico estou esperando chamar pra fazer utrasom ainda com dor hoje não consigo nem anda com muita dor nas pernas chega queima doe de mais estou acabada só por deus.

Carmem silvia da silva ferreira

Gostaria de saber se da aponsentadoria tendinoplastia espinal

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmem, para verificar se você tem direito ao benefício, você deverá passar por perícia médica para que sua enfermidade seja diagnóstica por médicos ligado ao INSS. Procure um posto de atendimento da Previdência Social de sua região para obter maiores informações. Abraços.

Luciana

Minha.mãe sofre muito com dores no corpo todo esta ficando sem forças a mào ficando dura estou precisando de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, é complicado diagnosticar sua mãe apenas com essas informações. Leve-a em consulta em uma unidade de saúde próximo de sua residência para uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Marli

Boa tarde, já passei no reumatologista fiz vários exames de sangue e o médico falou que era inflamação eu tomei todas as medicações que ele me falou e não melhorou e as dores continuam… o doutor pediu para passar no ortopedista é o ortopedista pediu outros exames e falou para mim que era reumatismo…. Eu sou vigilante e me encontro com muitas dores no joelhos e nos dedos dos pés e das mãos e ficam duros e entrevados eu posso me afastar ou aposentar… no caso de eu trabalhar armada isso ja tem uns sete mês e ficou mais grave uns três meses atrás e as dores continuam aumentando… Se eu posso me aposentar e o que fazer… obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marli, você pode verificar com o médico do trabalho se o seu caso pode ou não ser encaminhado para perícia no INSS. Abraços.

Debora

Boa noite !! Eu operei meu joelho direito por duas vezes e não melhorei o médico que me operou disse que eu estava com reumatologia até aí tudo bem ele me mandou procura um neuro fui eu passar pelo neuro sendo que o neuro foi curto e grosso disse que meu joelho não tem mas jeito que eu vou ter essa dor pro resto da minha vida e que vou ter que tomar remédio tbm pro resto da minha vida é eu tbm sinto dores horives no ombros e nas pernas que repuxa até a coluna lombar já operei tbm a coluna lombar tirei duas hérnias de disco mas sinto dores horives tomo até remédio que tem morfina me ajude isso pode se o que

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Debora, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Rute

Boa noite! Eu tenho 24 anos e todos os dias eu acordo com as mãos dormentes e parecendo que estão enchadas e de vez enguado eu sinto muito das minhas pernas o que pode ser???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rute, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa verificar o que ocorre e orientá-la de forma correta. Abraços.

Beata gregorio

O reumatismo pode aparecer por causa de outras doenças ? E se pode, quais são as doenças ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Beata, segue o link de uma de nossas matérias que pode esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/reumatismo

Nelma

Sinto muita dor nas pernas,quando chega o calor,não consigo nem cuidar da limpeza da casa, fico deitada no chão pra aliviar ou coloco os pés na água fria, alivia so na hora,comecei senti essas dores com 9 anos de idade, tomei injeção durante 6 meses, depois dos 20 anos voltou às dores, tenho 32 anos e cada vez está pior,até os ossos dos pés estão inflamados. Socorro!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nelma, realize uma consulta com o médico especialista, ele saberá te orientar do que fazer para aliviar os sintomas e tratar a doença. Abraços.

JUCILENE SANTOS

procuro alguem para mim ajudar por favor,apareceu umas machas nas pernas apareceu como picadas de mosquitos depois como a ficar muitas machas vermelhas e depois fica preta,antes era so no pés agora ta na pernas todas,ja fiz varios tipos de exame,foi para dermatologista,angiologista,clinico,e ate agora nada,mandaram agora procura um reumatologista,entrei ate em depressão,mim responda por favor,tou desesperada.obrigado desde ja.jucilene,fique com deus

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jucilene, não temos como estabelecer um diagnóstico somente com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Compareça a consulta com o reumatologista para que ele possa te auxiliar com o seu caso. Melhoras.

Aldenora

Olá sinto muitas dores nas pernas tenho reumatismo desde criança mas agora está pior mas em uma perna canseira dor hoje às 56 anos foi muito tomo remédio mas não melhoras devo fazer exercícios pra melhora dores ardosas mas no início do demo e nos joelhos o que devo fazer obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aldenora, retorne em consulta com o médico que a acompanha para que ele possa verificar de qual forma suas dores podem ser minimizadas. Abraços.

Aldenora

Olá tenho dores nus ossos desde criança e hoje com 56 anos tomo doces enquanto um remédio mas o que fazer muitas dores mas no quadril e nas juntas muitas mesmo!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aldenora, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Sonia Maria Franco Duarte

Atualmente venho sentindo dormência no braço principalmente a noite….acordo com os dedos com dificuldade de voltar para a posição normal….corpo dolorido axilas doem….pode ser reumatismo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia Maria, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Fabiana

Sinto dores no corpo e falta de apetite e agora minha perna direita dói e fica dormente e inchada mal estou conseguindo andar porque queria saber se é possível ser uns dos sintomas??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jéssica

Olá, eu tenho 17 anos e eu estou com umas dores na minha perna e no pé, minha perna fica com uma friagem que vai e volta a todo estante, e dói muito. E antes que era só na “batata” da perna agora é no tendão do meu pé esquerdo é uma dor insuportável e eu não sei o que pode ser eu vou nos hospitais e só fazem passar injeção e voltar pra casa. Se você puder me ajudar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jéssica, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Camila

Bom dia, comecei a sentir ontem uma dor na perna direita, na parte de dentro perto do joelho e canela. É uma dor aguda, como se fosse nos ossos. e agora a dor está até embaixo, no tornozelo. E tem horas q a dor fica MUITO forte, e tem hora que mais suportavel, mas sinto o tempo todo. O que poderia ser? Vou marcar medico se persistir sim, mas to preocupada. Não fiz exercicio no final de semana, não aconteceu nada demais pra essa dor começar do nada =(

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Camila, não é legal ficar sentindo dor, marque a consulta com o médico para que ele possa avaliá-la e indicar a conduta adequada. Melhoras.

Aleide

Eu tenho reumatismo e tô com muita dor de dente as dores é de mais como , o que poço fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aleide, é importante identificar o que pode estar ocasionando a dor de dente, para assim tratá-la. Realize uma consulta com o dentista. Abraços.

Josy

Boa noite eu sinto muita dor nas juntas principalmente na junta da virilha com a perna direita e as dores são constantes e sinto essas dores quando faço muito esforço ou mexo com água tipo lavando roupa ou nas faxinas dói muito e quando eu ando perco a força das pernas é uma dor forte …o que pode ser essa dor?????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josy, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa verificar o que ocorre e orientá-la de forma correta. Abraços.

Edvagner

Sentindo muito dor no dedao do pe esquerdo

Antonio

Estou com lesão panturrilha,depois trinta dias repouzo,,volto a correr sinto,,possível kk seja reumatismo ou

Tatiana

Oi estou mandando mensagem para saber o que tenho sinto muita dor pelo corpo principalmente na cabeça como tivesse como uma pressão na cabeça dor no pescoço que as vezes não consigo bem mexer dor nos ombros nas costas muita dor mas pernas no pé formigamento e calafrios pelo corpo todo e muita dor de cabeça me ajuda doutora

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tatiana, é complicado indicar alguma conduta sem acompanhar seu caso clínico. É necessário realizar uma avaliação com o médico. Desejamos melhoras.

Sonia lima

Sinto dores costante no corpo na rotula do joelho no calcanhar e no pescoço tenho 40 anos.

Jozineide Francisca dos anjos

Boa noite tenho fibriogia artrose nos joelhos e na coluna cervical Agora tô tendo dores nos dedos das mãos não tenho mais possibilida de trabalhar posso tá recebendo algun benefícios do INSS

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jozineide, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o seu quadro pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Fabiana

Olá. Sinto muitas dores nas pernas e as minhas coxas estão doendo muito, parece que a for e la no osso e incomoda muito e tenho dores nas articulações (pulso, tornozelos).Pode ser que eu tenha reumatismo no sangue? Tenho 31 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Faby

Oi tenho 21 anos,sinto muita dor na lombar e nas minhas 2 pernas,é como se fossem cair .o que faço ?estou a mais de 2 duas com essa dor e já estou quase pra enlouquecer. Meus cotovelos doem muito também .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Faby, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Maribel

Sinto dores pelo corpo todo tenho partes inchadas como lesões pelos músculos e articulações as dores são ardidas e queimada não posso usar nada que aperte esses pontos que causam muita dor tenho fibromialgia hoje tomo morfina mas ainda assim as dores são insuportáveis fiz exames e deu reumatismo preciso de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maribel, somente o médico é o profissional habilitado para prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Ana karol

Sinto muita dor em baixo do pé e nos lados,nas mãos..pode ser reumatismo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Karol, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jurandy

Sou Jurandy lima de Canindé no ceara . Sinto muitas doris em toda parte do corpo têm dia que não consegu nem trabalhar direto aí quando eu tomo aquele ante enframatorio torcelaquis passa em 30 minutos mas o povo diz que fã mau eai mim ajudar dotor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jurandy, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta para que o médico faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado. Melhoras.

Josy santos

Olá tenho reumatismo agora com tempo feriu sinto dor nas juntas do joelhos e queimar nas panturrilha das pernas esse queimar é do reumatismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josy, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Dalci

Eu queria saber se mesmo com esse problema a pessoa pode tentar fazer algum exercício físico..malhar, caminhar,correr e etc..??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dalci, a prática regular de atividades físicas também é uma grande aliada para o sucesso do tratamento do reumatismo, e visa melhorar a capacidade cardiovascular e o fortalecimento muscular, estabilizando as articulações. Faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Leonir Marques Soares

Boa tarde! Eu tenho 43 anos e faz alguns meses que meu dedo da mão direita o pai de todos apresenta um quadro de dor e inchaço na junta da ponta do dedo diariamente..isso pode ser um quadro reumático??? Me incomoda sinto dor e muitas vezes não consigo fechar a mão direito..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leonir, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Junielly

Eu aqui desde a madrugada morrendo de dor.. sou afetada constantemente pelo reumatismo! Tenho apenas 23 anos😢

Milton eduardo da Silva

Estou com muitas dores nas juntas do corpo acerca de dois meses muito intensa parecer que estou com febre nos ossos e junta.a pouco tempo em 05/4 eu pequei chicunkuya.mais até hoje 06/06 as dores vem aumento posso tomar anti inflamatório.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Milton, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Amanda

Meu irmão com apenas 15 anos está com dores no joelho e pés inchados ele pode está com reumatismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amanda, é complicado diagnosticar seu irmão apenas com essas informações. É necessário que ele realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa receber o diagnóstico e, caso seja necessário, iniciar um tratamento. Abraços.

Leda

Tenho 43 anos e sinto muitas dores na perna e joelho agora estou perdendo oequilibrio as vezes não consigo dormir. O mais estranho é que a dor anda em meu corpo começa na parte de baixo da perna e vai subindo passapra outra perna e depois pro braço. Não sei mais o que fazer .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leda, marque uma consulta com o médico especialista e relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras.

Raquel Andrade

Minha mãe tem 60 anos e sente dores nas pernas e inchaço nos tornozelos. Eu tenho 38 e já estou sentindo dores nas pernas e no braço esquerdo, axila…. será que é reumatismo?

edielen Alves

Meu marido tem inchaço no joelho que passou para pé,foi num reumatologista ele deu remédios pediu exames sangue deu gota ácido úrico alterado,glicose alta,será a e gotaesmo o que me diz?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edielen, a gota tem como principal sintoma a dor intensa, que atinge as articulações de forma abrupta, acompanhada de aumento da temperatura no local e vermelhidão. E é causado justamente pela cristalização do ácido úrico em excesso no organismo. Recomendamos que a prescrição médica seja seguida para que os efeitos positivos sejam notados. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.