Quais são os principais sintomas da artrite reumatoide?


  • +A
  • -A

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e progressiva que atinge as articulações do corpo. Apesar de não ter cura, o problema pode ser controlado com o tratamento correto. Conversar com o médico sobre as melhores abordagens é fundamental para impedir que os sintomas piorem e prejudiquem a saúde de todo o corpo.

“A artrite reumatoide é uma doença que provoca eminentemente dor, inchaço e inflamação articular. Esses sintomas podem vir acompanhados de rigidez, que é uma sensação de dificuldade de mobilizar as articulações”, afirma a reumatologista Licia Mota. Segundo a médica, a rigidez costuma surgir depois de longos períodos de repouso. Além disso, nos casos mais graves, o paciente pode apresentar deformidades e erosões ósseas.

 

Sintomas da artrite reumatoide podem afastar paciente do trabalho

 

A falta de um tratamento adequado faz com que os sintomas piorem e passem a prejudicar seriamente o dia a dia do paciente, começando pelo trabalho. “Nós sabemos que uma grande quantidade de pessoas com artrite reumatoide não tratada adequadamente não consegue manter suas atividades laborais em um período de 10 anos”, destaca a especialista. Esse número varia de 50% a 85% dos casos, de acordo com as estatísticas.

Outros prejuízos causados pela rigidez e dor articulares são a dificuldade de manter a vida social, com atividades esportivas e a relação com amigos e familiares, e relações sexuais, o que acaba interferindo nos relacionamentos. Dependendo da gravidade da dos sintomas e das articulações afetadas, é possível ainda ter limitações para tomar banho, se alimentar, subir escadas e até mesmo abrir portas e garrafas.

 

Tratamento da artrite reumatoide ajuda amenizar os sintomas

 

Com o tratamento, o paciente tem a oportunidade não só de controlar os sintomas, mas de impedir a evolução da doença, melhorando a qualidade de vida e mantendo sua independência. As medidas frequentemente propostas são eficientes no combate à artrite reumatoide, desde que o diagnóstico seja rápido e o tratamento comece o mais precocemente possível.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Quais são os principais sintomas da artrite reumatoide?"

Emilia

Tenho artrite reumatóide mais de 08anos. Tomei Arava. Por um ano. Hoje estou bem, as vezes tenho dor nas mãos devido ao stress. Estou fazendo exercício. E vou levando

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Emilia, continue se empenhando para manter uma boa qualidade de vida. Ressaltamos que o acompanhamento médico é sempre importante para que qualquer problema seja neutralizado o quanto antes. Desejamos sorte em sua jornada. Até a próxima!

Maria José Silva de Amorim

Bom dia ! Tenho sentido muitas dores nos joelhos já fui várias vezes só ortopedista mas não tem feito muita diferença os remédios que tenho tomado , devo procurar um reumatologista pra tentar a melhora ? . Aguardo um retorno por favor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, o reumatologista é indicado para guiar o tratamento da osteoartrite. Este profissional faz um tratamento mais amplo do que os demais, pois alia a abordagem medicamentosa a outras terapias, como fisioterapia e hidroterapia, além das orientações disciplinares. Essas terapias citadas atuam diretamente em alguns sintomas da doença, principalmente dor e rigidez articular. Também ajudam na manutenção do equilíbrio e da força, aumentando a funcionalidade da região acometida. Até logo.

Ceci moreira silva

Tenho artrite reumatoide a 25 anos e a dois artrose nos joelhos.Artrite melhorei bastante tomando semente de sucupira.Mas os joelhos estão me judiando estou tomando a 3 meses leflunomida mas a dor continua,espero um dia encontrar um remédio natural para passar essa dor nos joelhos.Tenho 56 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ceci, a artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. Segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. Segundo a especialista, a recomendação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é iniciar o tratamento com os medicamentos sintéticos e, em caso de falhas ou efeitos colaterais, mudar para os biológicos ou ainda associá-los. Converse com seu reumatologista para que ele possa identificar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Adriana Araújo

Tenho artrite reumatoide desde os 22 anos, hoje tenho 47 anos, tomo uma fórmula com corticóide, metrotexato, dois tipo de cálcio, e a Arava, faço acompanhamento médico frequente, há 1 ano torci Iorque pé e quebrei i quinto metatarso, e minha médica está diminuindo o corticoide pois estou com uma pré osteoporose , hoje estou com 2 mg, mas tem dias que sinto muitas dores, mas por enquanto tenho uma vida normal, trabalho fora e consigo fazer minhas atividades em casa.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, obrigado por compartilhar conosco seu relato. O mais importante é continuar com o acompanhamento médico para que se possa combater de forma eficaz a doença. Desejamos sucesso no seu tratamento e melhoras! Abraços.

Valéria

Que remédios mais frequentes p reumatoide?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valéria. Para indicar a medicação ideal é necessário buscar um especialista. O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.