Quais são as principais formas de prevenção da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose atinge 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Ou seja, trata-se de uma doença que acomete uma parcela significativa da população idosa. A ocorrência da osteoporose se deve a diversos fatores genéticos e ambientais. Não há, portanto, uma forma de garantir que o problema não venha a surgir no futuro. Porém, existem formas de diminuir esse risco. 

Prevenção contra os sintomas da osteoporose


“A adoção de alguns cuidados ao longo da vida pode funcionar como medida preventiva contra a osteoporose. Dentre estes cuidados, podemos destacar: evitar o tabagismo; reduzir a ingestão de álcool; praticar atividade física regular, especialmente se envolver sustentação de peso; garantir a
ingestão dietética adequada de cálcio, vitamina D e proteínas”, informa o geriatra Ricardo Komatsu. 

Contudo, mesmo adotando essas formas de prevenção ao longo da vida, qualquer indivíduo ainda corre o risco de desenvolver osteoporose. “A osteoporose pode se manifestar mesmo com as medidas preventivas, pois também se associa a fatores genéticos ou outras causas secundárias, como diabetes, hiperparatireoidismo e hipertireoidismo”, explica o especialista.

Medidas de tratamento da osteoporose


Caso a doença seja diagnosticada na velhice, mesmo após uma vida inteira de hábitos saudáveis favoráveis ao não aparecimento dos sintomas, o paciente deve buscar um médico especialista que lhe indique o tratamento mais adequado. O uso de medicamentos específicos para o quadro é crucial, pois estes são capazes de desacelerar o processo de perda de massa óssea que torna os ossos mais frágeis. 

Além do tratamento medicamentoso, é essencial que os pacientes evitem ao máximo quedas, por conta do impacto negativo que uma fratura tem para sua saúde e para o tratamento desenvolvido. Nesse sentido, é indicado praticar atividades físicas que estimulem o fortalecimento físico e articular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora e aplicar dentro de casa itens como barras de apoio e materiais antiderrapantes nos pisos.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais formas de prevenção da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.