Como praticar atividades como a corrida sem prejudicar as articulações do joelho?

  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é uma das formas mais importantes de preservar a saúde das articulações e também de tratar doenças que as afetam, como a osteoartrite. No entanto, é importante saber que nem todas as atividades são recomendadas para quem tem problemas nas articulações do joelho e algumas delas, como a corrida, precisam ser praticadas com cautela. 

Corrida intensa pode sobrecarregar articulações do joelho


A corrida é uma prática que provoca impacto no joelho durante os movimentos, o que aumenta o risco de desgaste das articulações e de lesões. É importante estar atento à intensidade do exercício e ao tempo de treino para evitar consequências graves. 

Ainda assim, segundo o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca, é possível praticar corrida: “A corrida pode ocasionar dor por causa do impacto. Se não tiver dor, pode praticar, sabendo do maior risco de inflamação ocasionado pelo impacto e desde que não na fase aguda da doença.” 

Existem outros esportes que causam ainda mais impacto nas articulações do joelho. O basquete e o vôlei são alguns exemplos, já que demandam saltos em vários momentos da partida. Para diminuir os danos, uma alternativa é praticar atividades similares na água, se possível.

Tênis ajudam a diminuir impacto causado pela corrida


Para correr sem sobrecarregar as articulações do joelho, o especialista recomenda manter um peso adequado e
utilizar calçados apropriados, como tênis de corrida, dotados de tecnologia de absorção de impacto. Além disso, é importante fazer também exercícios resistidos, como a musculação, capazes de fortalecer os músculos e, assim, proteger as articulações. 

Vale lembrar ainda que é possível se dedicar a outros tipos de exercícios físicos. “Quanto menos impacto vertical nos joelhos, melhor. Portanto, atividades na água e ioga são muito interessantes para quem já sofre com problemas articulares. Exercícios posturais são essenciais para qualquer problema articular”, aconselha Franca. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Felipe Franca

Dr. João Felipe Franca

Medicina Esportiva

CRM: 5276659-3 / RJ

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como praticar atividades como a corrida sem prejudicar as articulações do joelho?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.