html Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?

Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?


  • +A
  • -A

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2015, 15 milhões de brasileiros sofrem com a osteoartrite. A doença, também conhecida como artrose ou osteoartrose, causa o desgaste da cartilagem das articulações e produz como consequência alterações nas estruturas ósseas do corpo.

A osteoartrite nos idosos

O problema atinge principalmente os idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite. “É muito mais comum nos idosos devido ao envelhecimento da cartilagem, um processo degenerativo natural do nosso corpo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

A cartilagem é responsável por revestir a articulação e, assim, protegê-la. Quando o esqueleto se desenvolve por completo, as células que compõem suas estruturas não dão mais respostas na mesma velocidade. Inicia-se, portanto, um processo de desgaste que se acentua a partir da velhice. A articulação fica mais vulnerável e os movimentos do corpo podem causar dor e inchaço.

Outros fatores de risco

Além da idade avançada, existem outros fatores de risco que favorecem o surgimento da osteoartrite. A obesidade, o sobrepeso e os esforços físicos repetitivos, como uma prática esportiva capaz de provocar lesões, podem forçar a cartilagem e as articulações. A osteoartrite também surge secundariamente a outras doenças, como doenças metabólicas e endócrinas.

Segundo Nakada, a prevenção para o problema é difícil: “A degeneração ocorrerá independentemente de qualquer tratamento indicado, mas é possível minimizar seus efeitos com exercícios físicos, como fisioterapia, infiltração de ácido hialurônico e medicações.” Em casos mais graves, o paciente pode se submeter a cirurgias para impedir a progressão rápida da doença.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?"

Jaime Eloi Gomes

Bom dia. Eu tô com esporão no calcanhar. Como e o tratamento. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jaime, o tratamento para o esporão de calcâneo pode envolver diversas medidas, quem podem incluir: Exercícios de alongamento, compressa gelada, repouso, massagem nos pés, etc. Em alguns casos, o médico pode prescrever mediações e até cirurgia de correção. Desejamos sorte no tratamento. Abraços!

Hilda Pereira Gomes

Tenho problemas de artrose sofro demais com dores nas articulacões, se puderem imdiquem um remedio que possa me ajudar. Já fiz mais de duzemtas fosioterapias.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hilda, geralmente o tratamento da artrose envolve medicações anti-inflamatórias e analgésicos, além de exercícios físicos de leve à moderado e fisioterapia. Sobretudo, é vital que haja um acompanhamento médico para que um tratamento adequado seja prescrito. Desejamos sucesso no tratamento. Até a próxima!

Miriam

Bom dia eu tenho 52 anos e já estou com esse problema . Queria saber se com o RPG OU FISIOTERAPIA AJUDA A AMENIZAR A DOR. OBRIGADA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam, cada paciente precisa ser avaliado individualmente antes de iniciar qualquer tratamento. Para controlar a dor e os demais sintomas, além do avanço da doença, é essencial a utilização de medicamentos capazes de aliviar os incômodos e de retardar a degeneração da cartilagem. O tratamento fisioterápico também permite o alívio da dor, assim como medidas que visam o reequilíbrio muscular e postural. Consulte seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Ester Cristina Martins de Almeida

Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ester, agradecemos seu comentário e ficamos felizes por saber que a matéria lhe trouxe conhecimento e sanou as duvidas sobre o tema abordado. Continue acompanhando novas matérias com diversos temas sobre saúde doenças e tratamentos diversos. Até a próxima.

Dagmar

Boa tarde! Tenho 62 anos sempre fui muito cuidadosa com minha saúde. Prático caminhadas, corrida de rua, montanhismo e rapel.nas de julho de 2018 comecei sentir forte dores nas articulações e de lá pra cá, só tem piorado me impossibilitando da prática de atividades físicas. Já tomei vários medicamentos mad nenhum deles esta fazendo efeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dagmar, com o passar dos anos, a cartilagem que protege as articulações começa naturalmente a se desgastar, num processo que pode resultar em uma doença chamada osteoartrite, que causa dor nas articulações, procurar um médico para fazer o diagnóstico correto é essencial para o controle da doença. A reumatologista Dra. Marcelle Leal faz a seguinte recomendação: “Vale lembrar que a osteoartrite é a mais comum das formas de artrite e, portanto, é necessário diferenciá-la de outras doenças articulares. O reumatologista é o especialista mais indicado para diagnóstico e tratamento”. Converse com seu médico para que seja identificado a causa dos seus sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Aurelio Godinho

Descobrimos a doença em mim com meus 33 anos. Hoje com 37 anos faço academia para condicionamento físico, sessões de câmara hiperbárica e medicação diária, porém as dores ainda incomodam bastante.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aurelio, seguir o tratamento indicado é crucial para amenizar os sintomas da doença trazendo melhora na sua qualidade de vida. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Tania

Sou professora de Educação Física e não consigo ficar em pé por muito tempo… imagina minha situação…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania, é realmente uma situação difícil. Existem algumas estratégias que podem ajudar no controle da osteoartrite. Recomendamos uma consulta com um médico ortopedista para que o melhor tratamento seja empregado ao seu problema. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.