Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2015, 15 milhões de brasileiros sofrem com a osteoartrite. A doença, também conhecida como artrose ou osteoartrose, causa o desgaste da cartilagem das articulações e produz como consequência alterações nas estruturas ósseas do corpo.

A osteoartrite nos idosos

O problema atinge principalmente os idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite. “É muito mais comum nos idosos devido ao envelhecimento da cartilagem, um processo degenerativo natural do nosso corpo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

A cartilagem é responsável por revestir a articulação e, assim, protegê-la. Quando o esqueleto se desenvolve por completo, as células que compõem suas estruturas não dão mais respostas na mesma velocidade. Inicia-se, portanto, um processo de desgaste que se acentua a partir da velhice. A articulação fica mais vulnerável e os movimentos do corpo podem causar dor e inchaço.

Outros fatores de risco

Além da idade avançada, existem outros fatores de risco que favorecem o surgimento da osteoartrite. A obesidade, o sobrepeso e os esforços físicos repetitivos, como uma prática esportiva capaz de provocar lesões, podem forçar a cartilagem e as articulações. A osteoartrite também surge secundariamente a outras doenças, como doenças metabólicas e endócrinas.

Segundo Nakada, a prevenção para o problema é difícil: “A degeneração ocorrerá independentemente de qualquer tratamento indicado, mas é possível minimizar seus efeitos com exercícios físicos, como fisioterapia, infiltração de ácido hialurônico e medicações.” Em casos mais graves, o paciente pode se submeter a cirurgias para impedir a progressão rápida da doença.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.