Por que homens sofrem menos com a osteoporose se possuem menos estrogênio?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que provoca a fragilidade dos ossos e atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. O problema está ligado à queda na quantidade do hormônio estrogênio registrada nessa faixa etária. Mas, se os homens tem menos estrogênio que as mulheres, por que eles não sofrem tanto com a osteoporose?

A ação da testosterona nos ossos

 

Essa diferença ocorre por causa de dois fatores. O primeiro é a importância da testosterona na calcificação dos ossos nos homens, processo conduzido pelo estrogênio nas mulheres. É a testosterona o hormônio responsável por carregar o cálcio para dentro dos ossos, possibilitando a manutenção e a renovação da massa óssea.

O outro fator é a redução repentina na quantidade de estrogênio circulando pelo corpo feminino. “Por causa da menopausa, as mulheres têm um momento de decréscimo muito rápido na quantidade de hormônios e isso causa a perda de massa óssea de forma muito acentuada”, explica o ginecologista Jefferson Delfino. Nos homens, a diminuição da quantidade de testosterona não é tão marcante.

O uso da força ajuda os homens

 

“Outro elemento importante na preservação da massa óssea é o uso muscular que, no caso dos homens, é maior e mais intenso”, afirma o profissional. As mulheres podem se beneficiar desse mecanismo com o aumento da solicitação muscular seja pela prática esportiva ou outras que envolvam fortalecimento dos músculos.

Sendo um grupo mais suscetível à doença, as mulheres são também as que mais sofrem com as complicações da doença, como a ocorrência de fraturas e o achatamento das vértebras na coluna. “Um grande impacto na vida das mulheres com mais idade é a fratura da cabeça do fêmur. Ela pode tornar a vida muito mais limitada e até causar a morte”, alerta Delfino.

Dr. Jefferson Delfino é ginecologista, obstetra e presidente da Sociedade Médica de Sorocaba (SP). CRM-SP: 54019

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que homens sofrem menos com a osteoporose se possuem menos estrogênio?"

Dalcy de Barros Borges

Sim por que? Também quero saber se a mulher que faz esterectomia aos 23 anos também ocorre com ela os mesmos problemas com relação a falta de hormônios se ela não mestrua?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dalcy, após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo. Para sanar suas duvidas de uma forma mais ampla é muito importante buscar ajuda profissional. O ginecologista é o profissional que poderá te orientar. Até logo.

Ivete bianchine

Excelente dicas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivete, que bom que gostou da nossa matéria, fique por aqui para acompanhar mais novidades de dicas de saúde e tratamentos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.