Por que a dor da osteoartrite costuma ser maior ao acordar e no fim do dia?

  • +A
  • -A

A osteoartrite cursa com alguns sintomas, sendo a dor o principal deles. De modo geral, os pacientes relatam que o incômodo costuma ser maior no início e no final do dia. De acordo com o reumatologista Osmar Sigueoka, isso se deve ao longo período de inatividade física, no caso da dor intensa matinal, e do esforço excessivo ao longo do dia, quando a dor é maior no fim do dia. 

“Um dos principais sintomas da osteoartrite é a rigidez matinal e a de repouso. Quando a pessoa acorda ou se levanta após muito tempo sentada, ela sente dor e uma sensação de que está travada. Após um curto período de movimentação, já se sente melhor. Caso faça muito esforço ao longo do dia, ao final pode voltar a sentir dor”, explica o médico.

Medidas simples para reduzir dores 


Segundo o especialista,
algumas medidas podem ser feitas pelo próprio paciente para amenizar o sintoma. Um exemplo que ele dá é se alongar bastante ao acordar pela manhã, com uma espreguiçada bem longa, antes de começar a se movimentar. “Também é interessante não ficar sentado por longos períodos, seja no trabalho ou em viagens. Tente fazer pausas a cada duas horas, pelo menos”, sugere Sigueoka.

Outra medida essencial para reduzir os sintomas da osteoartrite é evitar o sobrepeso, pois este afeta os ossos, articulações e a cartilagem já fragilizada pelo quadro em si. Sendo assim, deve-se apostar na prática regular de atividade física (de baixo impacto, preferencialmente) e em uma alimentação saudável, rica em nutrientes variados.

Tratamento medicamentoso contra osteoartrite


O tratamento contra a doença exige, ainda o
uso de medicamento específico capaz de controlar os sintomas e o quadro no geral. Os remédios normalmente indicados pelos especialistas, quando usados adequadamente, com regularidade, permitem a regeneração da cartilagem danificada pela osteoartrite, o que, consequentemente, resulta na amenização dos sintomas envolvidos. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Osmar Yoshiyuki Sigueoka

Dr. Osmar Yoshiyuki Sigueoka

Reumatologia

CRM: 16745 / PR

TAGS
doenca-dos-ossos
ossos
osteoartrite
problema-de-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Por que a dor da osteoartrite costuma ser maior ao acordar e no fim do dia?"

Mário Camargo

Opa, tomo artrolive, mais não vejo resultado ao longo do tempo…gostaria de saber se tem outro medicamento mais eficaz?Faço natação também 02 vezes por semana….o que mais poderia fazer , pois tenho bastante dores….tenho 53 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mário. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Andrea

No momento nao tomo medicação e faço corrida por 50 min e subo escadas, todos dias pela manha, após um breve alongamento. Para a dores (matinais a apos tempo sentada ) frequentes e incomodas, teria alguma medicação eficaz e nao viciante? Doi principalmente no ciático e joelho esquerdo, eventualmente. Tenho 54 anos, 1.60cm e 56 quilos.

Nelci

Tenho osteoporose a mais de dois anos nunca tive dor mais alguns dias pra cá as dores na coluna aumentaram o que fazer pra melhor estar dores

Mayda Nascimento

Tenho artrose coluna cervical e lombar sou do RS as dores mto fortes estão irradiando p ombros braços e cotovelos tb mta rigidez no pescoço. Um Reumatologista seria o mais indicado procurar ou ql sugere,cuido do neto de 1ano e meio e ñ estou conseguindo por causa da dor e movimentos. Se puder gostaria de sua opinião mto necessitada tenho 61a e 56kg

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.