Por que as articulações ficam quentes em um quadro de artrose?


  • +A
  • -A

O processo de degeneração da cartilagem e também de todas as estruturas próximas às articulações resulta na doença que recebe o nome de artrose. Esse problema de saúde desgasta a cartilagem articular e suas principais formas de manifestação são a dor, o inchaço e a redução da amplitude dos movimentos do corpo.

Calor causado pela artrose pode ser sentido na base do polegar


No entanto, ainda há outro sintoma. Em um quadro de artrose, é possível que o paciente sinta uma sensação de calor na região afetada pela doença. “A artrose se manifesta como uma inflamação, que pode ser mais ou menos intensa de acordo com a sobrecarga da articulação. A inflamação gera calor, que é percebido na articulação”, explica o ortopedista Mateus Saito.

Segundo o especialista, um dos locais em que é possível sentir esse calor é a base do polegar. O aumento de temperatura ocorre durante a inflamação, quando uma pessoa com a doença nas mãos, que também pode ser chamada de osteoartrose ou osteoartrite, utiliza muito a tesoura ou escreve muito com uma caneta fina.

Calor é sinal de que articulação está sobrecarregada


Tanto o calor quanto a dor e o inchaço são sinais de que a articulação está sobrecarregada e que é preciso reduzir a movimentação do corpo. Saito indica manter a área sobre repouso e utilizar uma bolsa de gelo durante a 15 a 20 minutos. Compressas com água quente também podem ajudar a reduzir a dor.

Existem ainda outras medidas que são importantes para diminuir ou por fim à dor, ao calor e aos outros sintomas da artrose. “Fortalecimento e estabilização das articulações com exercícios orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares”, cita o médico.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mateus Saito

Dr. Mateus Saito

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 97445 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

32 comentários para "Por que as articulações ficam quentes em um quadro de artrose?"

Aloisio Cunha de Carvalho

No caso da Osteoartrose canina, o processo inflamatório esta relacionado com uma determinada freqüencia ao padrão racial. O aquecimento do local afetado, nem sempre é verificado em virtude da dissipação do calor através do pelo.Pastor Alemão, Rotweiller. Labrador, são raças predispostas.Aloisio Cunha de CarvalhoProf. Dr. em Patologia Ambiental

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aloisio, obrigada por contribuir com essa informação. Abraços

Sergio Casagrande

Boa tarde.Minha esposa está tomando medicamento fitoterápico, com receituário medico, o medicamento – Motore Corcuma longa 250 mg. Entramos em contacto por telefone e fomos informados que este medicamento não participa do programa de desconto gostaríamos de ajuda pois é muito caro. Agradecemos a atenção . Sergio Casagrande

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sérgio, entendemos sua solicitação, entretanto não temos previsão de entrada do medicamento Motore no Programa Cuidados pela Vida. Em nossa central (0800 777 8432) você pode registrar uma sugestão e caso o medicamento venha a participar do Programa você recebe uma informação por e-mail. Abraços

marilene braz de aquino

bom diapassando por aqui p dizer q sofro com dores lombar hernia disco artrose bico papagaio e aciático tem momentos q não suporto uma tal de radiação que toma de conta de minhas pernas com queimação e querendo ficar dormente então uso gelo p me acalmar é orrivel meu deus pq isso na vida da gente estou em tratamento usando colar cervical e colete mais medicamento mas com pouca melhoras pq nao tenho repouso trabalho é entregar nas mãos de deus com muita fé não é não!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, entendemos sua informação e imaginamos o desconforto que você sente. É importante você realizar as consultas periodicamente com seu médico assistente para que ele a auxilie nessa questão. Melhoras. Abraço

David dos santos

Como eliminar a dor da artrose do joelho c medicamento natural?

CUIDADOS PELA VIDA

David, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Recomendamos que você procure um médico especialista para avaliação. Melhoras.

Pedro Paulo Henrique dos Santos

fiz uma cirurgia no minisco, 1990, e hoje vem consequencias, estou com artrose o medico que me operou o ombro, me passou artro livre,tratamento 3 meses, essa medicação ataca os rins.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro, para esclarecer dúvidas sobre os medicamentos do laboratório Aché orientamos que entre em contato com a Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br.

fabio

Sou corredor e mountain bike amador, e há dois dias sinto que abaixo do meu joelho está com uma temperatura digamos quente, me preocupei e li o artigo pergunto se possivelmente isso esteja acontecendo pelo excesso de coca cola consumidos diariamente, obrigado e bom dia

Maria

Boa noite estou com as juntas dos pés inchada uma sensação de queimação e doi muito pode ser artrose

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jucelia

Meu braço direito começou doe tem pouco tempo e esquenta no lugar ouvi falar q olho de sucumpira e bom pra articulação é verdade a dor melhorou.

Gilmara

Bom dia . minha sogra esta com artrose no rosto no lado direito esta tomando um remedio mais ela esta sentindo muita dor e esta inchado o local alem disso as veses sai um liquido amarelado do ouvido dela sera que é serio?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilmara, o ideal é que você esclareça essa dúvida com o médico que prescreveu o medicamento, mas caso seja necessário procure o posto de atendimento mais próximo da sua residência. Tenho uma matéria com dicas para aliviar a dor da artrose, leia mais em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/compressas-quentes-frias-podem-ajudar-aliviar-dor-da-artrose. Abraços para você e para sua sogra.

Marinalva da silva braga

Sinto dor do lado de dentro da perna direita ,até a virilha, já fiz ressonância e raio x dos dos 2 joelhos e tb da bacia e o ortopedista disse q tenho desgaste nos joelhos ,e na junção da bacia e femor ,ela me receitou artrolive mais não fez efeito algum ,e tenho dor a toda hora ,me de uma luz pra outro procedimento ,estou sateada ,e não sei o q fazer obd Boa tarde

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marinalva, conforme informado na matéria existem algumas ações que podem contribuir para amenização dos sintomas, o fortalecimento e estabilização das articulações com exercícios orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, controlar o peso, evitando a obesidade, manter sempre uma postura corporal correta, descansar e evitar levantamento excessivo de peso e exercícios repetitivos são hábitos recomendados. Desejamos melhoras. Até breve.

Dayse Maria da Silva Hennig

Tenho fibromialgia e osteoartrite, sofro muito com dores diárias por todo o corpo, percebi que meus ombros e principalmente cotovelos ficam quentes. Quando vejo que o gelo não adianta parto pro Cetoprofeno, que atualmente está adiantando. Outro problema é com o fêmur, nem sempre a melhor posição é sentada ou em pé, fico me reversando. Tenho 57 anos e me sinto limitada pra certas atividades o que me deprime muito. Abraços a todos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dayse, a fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo e, muitas vezes, coexiste com outros problemas de saúde, como distúrbios de sono, disfunção cognitiva e fadiga. Segundo o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt, a fibromialgia não tem cura, mas o tratamento pode promover um alívio dos sintomas. Confira mais uma matéria que agrega mais informações sobre a doença e aborda algumas dicas de tratamentos. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/fibromialgia-cura-tratamento

Ricardo Gomes

Olá !Qual especialista(s) devo procurar para diagnosticar a artrose ?Grato,Ricardo Gomes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, a artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. A artrose não pode ser totalmente revertida, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. O especialista mais indicado para diagnosticar a doença e indicar o tratamento mais adequado é o reumatologista. Abraços.

Rosalina

Amo receber email que fake sobre essa doença, leio e arquivo tds para passar a outras pessoas, Parabéns laboratorio Aché por passar informações tão importantes ,. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosalina, ficamos honrados com seu comentário! Continue acessando o site para ter acesso à diversas matérias e informações. Abraços!

Ester

Tenho osteoporose na cervical e artrose na lombar. Além disso fibromialgia.. É muita dor. Qual seria uma medicação boa . pois tomo UcII colágeno 40 MG. Mas não está mais me ajudando. Fiz outra tômografia. O que sugerem?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ester, a consulta médica presencial é indispensável. De acordo com o seu caso e seus relatos o médico irá prescrever o tratamento ideal, com medicações se preciso for. Desejamos melhoras! Abraços.

Charles

Sofro de artrose sinto muita for na perna esquerda até para movimentar. Qual a primeira iniciativa que deve ter ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Charles, o primeiro e mais importante passo é agendar uma consulta com um ortopedista para que o mesmo possa prescrever o tratamento mais adequado ao seu caso. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de amenizar os sintomas e dores. Desejamos sorte! Até a próxima.

Fernando

Bom dia, sofro ha 10 anos com isso. Tentei tudo e não melhora, tentei ondas de choque e acido hialuronico. A ultima tentativa foi o PRP que melhorou, mas sem orientação de profissional de educação física, voltou a enfraquecer e doer.Dr. o que posso fazer e quais exercícios são indicados? Pode ser feito o mesmo exercício todo dia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernando, exercícios físicos devem ser prescritos por um profissional de Educação Física ou Fisioterapia. Sugerimos que consulte um desses profissionais para que o melhor tipo de exercício seja empregado ao seu caso. Desejamos sorte no tratamento! Até a próxima.

Leonora de oliveira cunha

Eu sinto dores nas pernas e muita queimação nas pernas Tenho artroses nos joelhos . O que eu posso fazer para tratar essa queimação .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonora. A artrose é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens. Com o tratamento adequado é possível combater a doença e seus sintomas. Procure por um ortopedista, este profissional poderá indicar o tratamento mais eficaz para você. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.