Por que a osteoporose pode causar deformações na coluna?


  • +A
  • -A

A principal complicação da osteoporose são as fraturas, que podem ocorrer em função da fragilização dos ossos. Como a doença normalmente afeta pessoas idosas, as fraturas se tornam um risco ainda maior, já que nesta idade a recuperação do corpo costuma ser mais complicada. Dependendo do local das fraturas, pode haver deformações, como costuma acontecer na coluna.  

 

Deformações na coluna podem deixar paciente mais baixo

 

As deformações que a osteoporose causa na coluna são consequência das fraturas de corpos vertebrais. Duas ou mais fraturas fazem com que se acentue a cifose dorsal (maioria das fraturas são assintomáticas) e com isso a pessoa parece que está corcunda”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

As fraturas e deformações na coluna do idoso com osteoporose podem fazer com que ele fique mais baixo, algo que é muito perceptível, especialmente para quem convive com o paciente. “Quando dizemos que o idoso fica mais baixo, é porque cada vértebra fraturada do indivíduo perde 2,5 cm de altura”, afirma Martinelli.

 

Cuidados do tratamento da osteoporose em idosos

 

Segundo o especialista, as deformações são irreversíveis. Portanto, esse problema só será evitado se não houver ocorrência de fraturas. “Para evitar as deformações, temos que prevenir para que a osteoporose não se instale, pois é ela que gera as fraturas e, consequentemente, as deformações”, pontua o geriatra.

Para evitar as fraturas, é importante prevenir as quedas, o que é muito comum em idosos. Por isso, alguns cuidados rotineiros são cruciais, como evitar tapetes em casa, colocar barras de apoio no banheiro e até mesmo em outros cômodos, fornecer um andador ao paciente, caso ele tenha muita dificuldade para andar, entre outras. O uso adequado do medicamento é outra medida fundamental do tratamento, pois retarda o processo de perda de massa óssea.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a osteoporose pode causar deformações na coluna?"

Neide Carvalho

Tenho osteoporose na coluna vertebral, mais acentuada que nas articulações do femur, em uso de vitamina D (Oscal).

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neide. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Seguir o tratamento indicado pelo especialista é crucial para sua saúde, dessa forma será possível amenizar os sintomas da doença e trazer maior qualidade de vida para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.