Pessoas com osteoporose podem praticar exercícios físicos?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Roberto Ranzini
- +A
- -A
Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a osteoporose. O problema, que atinge principalmente idosos e mulheres depois da menopausa, é causado pela diminuição da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas.
O que causa a osteoporose
Apesar da redução da densidade dos ossos acontecer naturalmente, com o avanço da idade, nem sempre um indivíduo desenvolve a osteoporose. A doença pode ser causada pela queda na produção de hormônios, pouca exposição ao sol, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, sedentarismo e também por doenças reumatológicas e endócrinas.
O tratamento da osteoporose tem como objetivo retardar o enfraquecimento da estrutura óssea e, assim, impedir a ocorrência de fraturas. Para isso, a prática de exercícios físicos é mais do que recomendada. “Indivíduos com osteoporose não só podem como devem praticar atividades físicas, sendo uma das melhores formas de tratamento”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.
Fortalecimento ósseo
Toda forma de exercício é válida, seja caminhar, nadar, pedalar ou correr. No entanto, as melhores atividades são aquelas que provocam tensão muscular e ajudam a desenvolver e fortalecer o esqueleto. Esportes como o vôlei e o basquete são bastante indicados no tratamento da osteoporose.
A forma como a doença será tratada, no entanto, varia de acordo com as causas que levaram ao desenvolvimento do problema. “O paciente com diagnóstico de osteoporose deve ser muito bem avaliado e acompanhado para a determinação do melhor tratamento, que pode ser hormonal, com aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, e associação com atividade física”, explica Ranzini.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Roberto Ranzini
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 70975 / SP
- 6 comentários para "Pessoas com osteoporose podem praticar exercícios físicos?"
-
Maria dos anjos
Fiquei mais aliviada com este artigo, pois sou corredora de rua e estava achando que não ia mais poder correr!
-
Ondina de Oliveira Souza
Fiquei mais aliviada é sempre bom ter mais de uma opinião a respeito, do problema.Tenho feito muitos exercícios e o tratamento com os remédios pois fiquei muito triste quando eu soube que estava com osteoporose pois tenho 38 anos. É possível a cura total da doença?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ondina, diante de qualquer enfermidade existe a pergunta sobre a cura, pois todos a queremos, não é mesmo? Entretanto somente um profissional médico, após avaliar histórico e exames se houver, poderá posicioná-la de forma correta. Fale com sua ginecologista, ela poderá ajudá-la. Abraços
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.