Perder peso é essencial no tratamento da osteoartrite? Por quê?

  • +A
  • -A

A perda de peso é essencial no tratamento da osteoartrite pois toda sobrecarga impacta os ossos e articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é uma doença que consiste no desgaste da cartilagem e este desgaste só tende a piorar quando o corpo suporta uma quantidade de peso acima do seu limite saudável.

“O sobrepeso dificulta a movimentação e agilidade do paciente, bem como sobrecarrega mecanicamente as articulações. Por isso a perda de peso é recomendada no tratamento da osteoartrite”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. “O excesso de peso, portanto, só piora o quadro de osteoartrite”, completa a especialista.

Diferentes medidas para controlar a osteoartrite


O alerta para o sobrepeso neste contexto vale tanto para o peso corporal quanto para o peso sustentado de outras formas. Ou seja, carregar muito peso na rotina, com compras etc, e também na academia, contribui da mesma forma para
piorar o quadro de osteoartrite, já que esse excesso sobrecarrega ossos e articulações já pouco amparados pela cartilagem desgastada.

Mesmo assim, a prática de exercícios físicos é fundamental no tratamento da osteoartrite. Com as cargas adequadas, esse hábito tende a ajudar bastante. “Exercícios de fortalecimento muscular e ou hidroterapia hidroginástica são importantes para o tratamento, pois não há impacto sobre as articulações. Alguns pacientes se beneficiam também com acupuntura, no sentido de apresentar analgesia”, informa a médica.

Tratamento medicamentoso para controlar a osteoartrite


Além de tudo o que foi dito, é crucial o tratamento farmacológico, com uso de medicamentos, pois estes ajudam significativamente a controlar o problema. A principal função dos remédios indicados neste caso é a
regeneração da cartilagem, que como consequência promove diminuição da dor e da limitação dos movimentos.   

 

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Regina Ferreira

Dra. Regina Ferreira

Reumatologia

CRM: 72550 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Perder peso é essencial no tratamento da osteoartrite? Por quê?"

Ruth dos Santos

Eu tenho 64 anos e sou bem ativa mas não consigo perder peso. Isso está me preocupando poi sinto muitas dores nas pernas e joelhos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ruth. Experimente a prática de exercícios físicos, com acompanhamento de um especialista, lembrando que deve sempre respeitar seus limite e seguir as orientações prescritas. Hábitos saudáveis, como mudanças na alimentação, também é válido. Realize uma consulta médica e relate ao profissional sobre os incômodos das dores, o mesmo irá avaliar e indicar a melhor conduta para seu caso. Um grande abraço!

elisabeth

E possível, através de medicação refazer a cartilagem?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elisabeth. Segundo a Dra. Regina Ferreira, o tratamento da osteoartrite muitas vezes exige o uso de medicação específica capaz de retardar o processo degenerativo da cartilagem. Vale ressaltar aqui que a doença não tem cura, mas o tratamento adequado permite ao paciente conquistar uma melhor qualidade de vida, com os sintomas controlados. Abraços!

Fracinete Carvalho

As infiltraçoes nos joelhos, são mesmo eficazes? Oortopedista aplicou seis injeções nos meus joelhos, em 2017. Os resultados não duraram muito. Mesmo fazendo varias e vária sessoes de fisioterapia.Agora mudei de médico. Este estáfazendo o mesmo procedimento. Infiltração, com seguimento de fisioterapia.É só esse o procedimento correto?Dois anos depois?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francinete. O grande objetivo do tratamento da osteoartrite é o alívio dos sintomas e a melhora da qualidade de vida. Existem medidas não farmacológicas e medidas farmacológicas para aliviar a dor. Aconselhamos que fique atenta ao tratamento passado pelo médico, pois caso não veja resultados é necessário informá-lo, para que dessa forma seja indicado um outro tratamento. Recomendamos a leitura da matéria abaixo para mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-medidas-ajudam-reduzir-dor-tratamento . Abraços!

wilma tisato

tenho falta de cartilagem quadril joelhos e tornozelotomo artrolive e colageno mas devido ah dor tomo varios anti inflamatorios porque inflama o nervos tenho 71 anos e peso 97k nao consigo emagrecer gostaria de saber se tem algum medicamento que posso tomar para perder peso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Wilma. Para colher mais informações sobre seu relato, enviamos um e-mail. Até logo.

Celso

Boa tarde….Tenho uma artrose de grau médio em meu joelho esquerdo, devido a uma lesão do ligamento e atrasei muito pra fazer a a cirurgia…Fui num especialista e ele me falou do tratamento com plasma rico em fibrina associado a ác. hialurônico. Qual sua opinião sobre este tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Celso. É importante que siga as orientações propostas pelo médico, porém, se achar necessário, nada impede a busca por uma outra opinião profissional. Neste caso, é recomendado que realize uma consulta presencial com o especialista, assim ele será capaz de avaliar o diagnóstico e oferecer uma opinião clara e objetiva. Torcemos pelo sucesso em seu tratamento! Até logo.

Selma Gisele

Eu tomo Artrolive sachê, fiz a ressonância magnética e pensei que depois de um bom tempo tomando o medicamento,a cartilagem iria ser degenerada. Mas percebi que não tenho mais inflamação, nem dor co.o sentia antes de tomar o medicamento.Qual é a função realmente do medicamento? Desde já obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Selma. Para informações, a respeito do produto, pode entrar em contato com a nossa da Central de Atendimento ao Consumidor Aché, por telefone: 0800 701 6900 ou por e-mail: cac@ache.com.br. Abraços.

Alberto

Com diagnóstico confirmado de chicugunha venho há seis com dores articulares diariamente solicito orientação e medicamentos não posso usar corticoide sou cardiopata abraços e obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alberto. A prescrição de tratamento, incluindo a indicação de medicamento, deve vir de um profissional habilitado, através de uma consulta presencial. Torcemos para que encontre um profissional que possa orienta-lo adequadamente. Desejamos melhoras. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.