html Por que a perda de peso é importante no tratamento da osteoartrite?

Por que a perda de peso é importante no tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A perda de peso é essencial para o tratamento da osteoartrite, pois dessa forma evita-se o sobrepeso e, consequentemente, a sobrecarga que afeta ossos e articulações. Como a osteoartrite é uma doença que deteriora a cartilagem que protege os ossos, ter um peso acima do normal prejudica ainda mais esse processo de desgaste.  

“Com a perda de peso, as articulações são poupadas da sobrecarga, adiando, assim, a degeneração da cartilagem. A perda de cinco quilos adia em 50% o desgaste da cartilagem nos próximos 10 anos. A forma ideal para perder peso sem comprometer ossos e articulações é por meio de atividades físicas sem impacto”, informa a reumatologista Regina Ferreira.

 

Principais formas de perder peso

 

Deve-se dar preferência aos exercícios de baixo impacto, pois as atividades de alto impacto, como corrida intensa e musculação com altas cargas, por exemplo, geram o mesmo efeito do sobrepeso: forçam a cartilagem, articulações e ossos, prejudicando ainda mais o desgaste em processo do quadro de osteoporose. “Exemplos de atividades recomendadas: hidroginástica, caminhadas em locais planos e esteira sem elevação”.

Outra forma de perder peso e ajudar no tratamento da osteoartrite é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, privilegiando frutas, legumes e verduras e cortando açúcar, gordura, frituras e derivados. A dieta é essencial para a queima de gordura e calorias que atrapalham a manutenção de um peso ideal que não compromete ossos, articulações e cartilagem.

 

Tratamento medicamentoso da osteoartrite

 

Junto da perda de peso, o paciente deve utilizar medicamentos específicos para que o tratamento seja completo. Os remédios ideais no caso da osteoartrite são aqueles capazes de regenerar e preservar a cartilagem, como os condroprotetores, trazendo como efeitos consequentes a amenização das dores e da limitação dos movimentos, que são outros sinais típicos do quadro.    

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista e graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a perda de peso é importante no tratamento da osteoartrite?"

Marilia Barroso

O problema e que a maioria dos remesdios para osteartrite produz retenção de líquido, promovendo assim ganho de peso. Hostaria de saber se ha algum experimento no Rio de Janeiro para tratamento de osteopenia, artrite reumatoide, artrose e perda de cartilagem no joelho.Gostaria de fazer parte de tratamentos experimentais, pois sofro muitas dores .

Ormirio dos Santos

São ótimas as orientações pois nos ajuda a cuidar da nossa saúde e nos prevenir

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.