Qual é o papel da reposição hormonal no tratamento e prevenção da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é o resultado de uma perda importante da massa que compõe os ossos, provocando a desorganização de todo o esqueleto humano e aumentando sua fragilidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A doença é mais comum entre as mulheres, que podem recorrer à reposição hormonal como forma de tratamento e de prevenção. 

Reposição hormonal melhora a saúde dos ossos 


Depois da menopausa a queda dos níveis de estrogênio no corpo das mulheres provoca um enfraquecimento ósseo. A reposição desse hormônio regulariza o metabolismo ósseo, proporcionando um aumento da densidade mineral dos ossos”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira. 

Repor os hormônios pode reduzir em até 50% o número de fraturas causadas pela osteoporose, desde que essa abordagem seja iniciada logo depois da menopausa e feita durante 10 anos. A reposição dos hormônios sexuais nesse período pode ainda colaborar para a prevenção da osteoporose. 

Tratamento deve ser acompanhado de perto por especialista


A profissional, no entanto, faz algumas ressalvas: “É importante ressaltar que nem todas as mulheres podem ou devem fazer a reposição e existem diversos tratamentos não hormonais específicos para
osteopenia e osteoporose“. Segundo Raphaella, durante a reposição o médico deverá acompanhar vários aspectos da saúde da paciente, como a saúde das mamas. 

Além disso, o especialista precisará também monitorar a reação do corpo diante da reposição hormonal. A densitometria óssea pode ser um bom parâmetro para essa avaliação. O tratamento da osteoporose deve ser feito ainda com outras medidas, como a ingestão adequada de cálcio e o controle dos níveis de vitamina D. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG): https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Raphaella Bristot Silveira

Dra. Raphaella Bristot Silveira

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 11396 / SC

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel da reposição hormonal no tratamento e prevenção da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.