Como pacientes com osteoporose podem se proteger de fraturas durante a prática de atividades físicas?

  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas é uma parte fundamental do tratamento da osteoporose. No entanto, é preciso ter cautela ao começar um novo exercício, já que alguns deles, sem o preparo adequado, podem acabar facilitando o surgimento de fraturas ósseas, principal complicação da doença. Veja quais medidas são necessárias para praticar esportes regularmente e, ao mesmo tempo, se proteger de fraturas. 

“As atividades físicas podem resultar em acidentes e, possivelmente, fraturas, principalmente se envolverem exercícios de maior intensidade em pessoas fisicamente despreparadas”, afirma o ortopedista Felipe Viana. “O ideal é fazer um preparo adequado, iniciar com exercícios mais leves e ter acompanhamento de um profissional”, recomenda. 

Hidroginástica ajuda paciente a se proteger de fraturas


De acordo com o médico, os exercícios sem impacto e com menor risco de quedas são os mais indicados para se proteger de fraturas, sobretudo na população idosa. Atividades físicas que envolvem saltos, carregamento de peso e corrida apresentam maior risco de traumas e fraturas, enquanto a caminhada, o pilates e a
hidroginástica são os mais seguros. 

“No caso de pessoas que desejam fazer exercícios com maiores riscos de quedas ou traumas, como futebol, tênis e vôlei, o ideal é fazer previamente um trabalho de preparo físico supervisionado por um profissional habilitado”, afirma o especialista, que indica um educador físico ou fisioterapeuta para o acompanhamento. 

Medicações também são importantes para o tratamento da osteoporose


Além da prática de exercícios físicos, para se proteger de fraturas, o paciente com osteoporose deve fazer o
tratamento medicamentoso indicado pelo médico, medida importante para frear a perda de massa óssea e estimular sua produção, quando possível. Outra recomendação do Dr. Viana é fazer um check-up clínico e cardiológico antes de iniciar uma atividade para diagnosticar e controlar doenças que sejam capazes de colocar a saúde em risco.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Felipe Viana

Dr. Felipe Viana

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 65259 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como pacientes com osteoporose podem se proteger de fraturas durante a prática de atividades físicas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.