Osteoporose: médico explica a importância de você seguir à risca o tratamento, para impedir o avanço da doença
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauricio Raffaelli
- +A
- -A
A perda de massa óssea é algo que ocorre naturalmente com o envelhecimento e que se acentua em casos de osteoporose. No entanto, se você possui a doença, saiba que é possível retardar seus efeitos e manter uma boa qualidade de vida ao seguir o tratamento recomendado de forma adequada. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, em inglês), 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença.
“O tratamento da osteoporose consiste no uso de medicações para proteção óssea, tomar sol em horários corretos e praticar pelo menos alguma atividade física com regularidade. Além de evitar a progressão da doença, a combinação dessas formas ajuda na proteção e prevenção do quadro”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.
Tratamento exige medicação e consumo de cálcio e vitamina D
Segundo o especialista, tomar sol no início da manhã e fim de tarde é importante para a ativação da vitamina D, nutriente indispensável para a absorção do cálcio pelos ossos. “A realização de atividade física garante a você o ganho de força necessário para estimular sua parte óssea, enquanto a utilização de medicações visa aumentar a captação óssea de cálcio”.
Como o cálcio é o mineral responsável por fortalecer ossos e dentes, sua ingestão é primordial em qualquer circunstância. Nos casos de osteoporose se torna ainda mais vital e é considerada parte do tratamento. Recomenda-se suplementar o nutriente de todas as formas possíveis, seja por meio da alimentação ou suplementação. Nas refeições o cálcio é encontrado em maior abundância no leite e seus derivados, além de vegetais verdes escuros.
Mesmo seguido à risca, tratamento da osteoporose pode não controlar a doença
O médico aponta que mesmo com o tratamento sendo seguido à risca, é possível que você sofra com o desenvolvimento da doença. “O tratamento adequado deve ser feito o mais precocemente possível, pois quando a osteoporose já está instalada de forma severa, muitas vezes não se consegue uma reversão da doença, mesmo se você estiver seguindo todas as recomendações”, alerta. Por isso, é importante que você converse com seu médico, que pode recomendar exames periódicos para acompanhar a progressão do quadro.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauricio Raffaelli
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 101523 / SP
- 16 comentários para "Osteoporose: médico explica a importância de você seguir à risca o tratamento, para impedir o avanço da doença"
-
Suzete
Excelente dica. Tenho 54 anos e iniciando o tratamento, pois, em exame recente, foi detectado uma baixa considerável na massa óssea. Além do medicamento prescrito pela minha médica farei exercícios e reservarei uma período para obter um pouco de sol. Não havia me dado conta de que uma complementação dessa seria importante, além do uso do medicamento. Trabalho muito e costumo ficar na sala de trabalho por horas. Irei mudar os meus hábitos diários. Grata!
-
Fátima Guedes
Depois de um problema na paratiroide, descobri a osteopenia e avanço bem seguinificativo na região do quadril, onde está praticamente entrando na osteoporose (fui atleta, mantinha atividade física diáriamente). Gostaria de indicação de um especialista para acompanhamento.Faço acompanhamento com minha médica. Só vejo evolução do quadro.Sei que na Amil, existe profissionais para acompanhar no próprio medical center. Estou preocupada.Muito grata.Fá
-
Sheila
Tenho 30 anos e, como tive uma fratura expontânea a um ano atrás, realizei uma densitometria a qual constatou osteoporose. Venho tomando suplementação de cálcio e vitamina D diariamente, assim como tenho realizado tratamento com osteotrat a cerca de 6 meses. Fiz uma densitometria mês passado e já notei uma melhora nos exames. Espero conseguir reverter a situação
-
Leslie
Olá! Tenho 52 anos; menopausada há 5 anos. Tenho tireoidite de Hashimoto, faço exercícios há mais de 20 anos, agora estou correndo 3x por semana, 5 km. Me alimento bem e tomo sol sempre que possível. Tive um pouco de perda da massa óssea mas minha endocrinologista disse que ainda não preciso tomar remédio, seguimos acompanhando. Abraços!
-
Marisa de Fátima Santos Rosa
Ola, tenho, 55 anos e há 8 meses tomo remédio para osteoporose, descoberta por exame de densitometria, meu ginecologista que pediu. depois de um ano vou refazer para ver a evolução. Faço atividade física 4 vezes por semana. Tomo Oscal D e Osteoban. Abraços.
-
Socorro Cabral
Edtou com 64r anos e portafora dd osteoporose.O medico me passou o tratamento com bifosfonato.Não seguir,pois gostaria de um tratamento alternativo.Vitamina D,magnesio,vitamina K e um cálcio complementar.Por favor me redponda.Após ressonância magnética tem 3 vértebras com fraturas agudas…Obrigada. Maria do Socorro
-
mmarilene
estou com 71 anos tenho três hernias de disco lombar e gostaria de saber pra me ajudar o que fazer e na coluna cervical muita dormuito bico de papagaio.
-
Joselita Maria da Silva. Farias
Tenho 52anos e há 2ano atraz fui diagnosticada com osteoporose. Estou fazendo tratamento com osteobam,mas não não sei se é o tratamento correto, pois sinto muitas dores. Por favor qual especialista devo procurar? Obrigada!!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.