Osteoporose: médico explica a importância de você seguir à risca o tratamento, para impedir o avanço da doença


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoporose: médico explica a importância de você seguir à risca o tratamento, para impedir o avanço da doença

A perda de massa óssea é algo que ocorre naturalmente com o envelhecimento e que se acentua em casos de osteoporose. No entanto, se você possui a doença, saiba que é possível retardar seus efeitos e manter uma boa qualidade de vida ao seguir o tratamento recomendado de forma adequada.

“O tratamento da osteoporose consiste no uso de medicações para proteção óssea, tomar sol em horários corretos e praticar pelo menos alguma atividade física com regularidade. Além de evitar a progressão da doença, a combinação dessas formas ajuda na proteção e prevenção do quadro”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

 

Vitamina D e cálcio são pilares fundamentais no tratamento da osteoporose

 


Segundo o especialista, tomar sol no início da manhã e fim de tarde é importante para a ativação da vitamina D, nutriente indispensável para a absorção do cálcio pelos ossos. “A realização de atividade física garante a você o ganho de força necessário para estimular sua parte óssea, enquanto a
utilização de medicações visa aumentar a captação óssea de cálcio”.

Como o cálcio é o mineral responsável por fortalecer ossos e dentes, sua ingestão é primordial em qualquer circunstância. Nos casos de osteoporose se torna ainda mais vital e é considerada parte do tratamento. Recomenda-se suplementar o nutriente de todas as formas possíveis, seja por meio da alimentação ou suplementação. Nas refeições o cálcio é encontrado em maior abundância no leite e seus derivados, além de vegetais verdes escuros.   

 

Mesmo seguido à risca, tratamento da osteoporose pode não controlar a doença

 


O médico aponta que mesmo com o tratamento sendo seguido à risca, é possível que você sofra com o desenvolvimento da doença. “
O tratamento adequado deve ser feito o mais precocemente possível, pois quando a osteoporose já está instalada de forma severa, muitas vezes não se consegue uma reversão da doença, mesmo se você estiver seguindo todas as recomendações”, alerta. Por isso, é importante que você converse com seu médico, que pode recomendar exames periódicos para acompanhar a progressão do quadro.

 

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: médico explica a importância de você seguir à risca o tratamento, para impedir o avanço da doença"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.