Tratando a osteoporose: Você sabia que as tarefas do dia a dia podem te ajudar a estimular a ação do medicamento?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela perda de massa óssea, que fragiliza o esqueleto humano e favorece o surgimento de fraturas. Procurar o auxílio médico e iniciar o tratamento é essencial para impedir a piora do problema e garantir uma boa qualidade de vida, continuando a trabalhar e a realizar as tarefas do dia a dia.

 

Medicação para osteoporose reduz perda óssea

 

“Os medicamentos são a principal forma de tratamento da osteoporose. Entre as opções indicadas estão a reposição de cálcio e vitamina D, para diminuir o risco de fraturas, e os medicamentos que contêm bifosfonatos e ácido zoledrônico, para diminuir a reabsorção óssea”, afirma o ortopedista Lucio Nakada, que diz ainda que a medicação deve ser associada a exercícios físicos e exposição ao sol.

Depois de consumir alguns dos medicamentos para osteoporose, existe a recomendação de ficar de pé por até uma hora para evitar refluxos. “Os medicamentos não causam refluxo gastroesofágico, mas as pessoas que já têm o problema têm maiores chances de ter inflamação do esôfago com a medicação”, explica o ortopedista Maurício Miyasaki.

 

Tarefas de casa podem ajudar a evitar refluxo

 


É possível separar esse tempo para realizar tarefas do dia a dia, como cozinhar, lavar e passar roupa, jogar o lixo fora, fazer a limpeza de casa, organizar o guarda-roupa e fazer as compras no mercado. Quem tem filhos pode aproveitar para brincar com os pequenos e quem tem cachorro pode levá-lo para passear.

Outra opção para se manter de pé durante esse período, é praticar atividades físicas, medida que faz parte do tratamento da osteoporose. “Os pacientes devem tomar a medicação em jejum e não comer e nem beber por 30 minutos. Ficar em pé ou caminhar em ritmo pausado ajuda a evitar o refluxo”, recomenda Miyasaki.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucio Nakada

Dr. Lucio Nakada

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 87965 / SP

Dr. Maurício Rodrigues Miyasaki

Dr. Maurício Rodrigues Miyasaki

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 24650 / PR

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Tratando a osteoporose: Você sabia que as tarefas do dia a dia podem te ajudar a estimular a ação do medicamento?"

Elcy Araújo Castro panzera

Gostei, às depois de Tomar os remédios pra osteoporose ficava sentada , mais agora sei que temos ficar em pé. Muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elcy, ficamos felizes em saber que a matéria te auxiliou. Abraços.

marilene

gostaria de saber se osteoporose posso fazer atividade fisica de impacto, ou tem limitação nos exercícios

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marilene, De acordo com Rodrigo Serikawa de Medeiros, a musculação é um dos exercícios mais recomendados para tratar a osteoporose. Esta prática estimula as células que produzem o material que compõe os ossos e inibe as células que destroem. Além disso, a musculação ajuda a proteger o osso contra impactos e dá mais agilidade e equilíbrio, ajudando na prevenção de fraturas. Por outro lado, exercícios de alto impacto e feitos sem alongamento prévio devem ser evitados. Abraços.

Ludger Magna Resende

Gostei muito de saber já faço uso de vitamina D e cálcio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ludger, ficamos felizes em saber que nossas matérias estão te ajudando, não deixe de conferir também essa outra matéria com informações importantes sobre o tema, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoporose-sintoma-dor

Janice Mendes Scapim

Adoro esses ensinamentos, abre nossa mentalidade para um mundo melhor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janice, ficamos felizes em saber que estamos te ajudando com essas informações. Temos mais uma matéria que pode te passar mais algumas orientações importantes sobre a doença, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoporose-sintoma-dor

Maria Coeli

Não sei para qual público a matéria foi elaborada mas, achei bem fraquinha.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, temos outra matéria que também aborda esse assunto, confira no link abaixo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cabeca-e-pescoco/importancia-desmistificar-esquizofrenia

João Schindler

Gostei muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, ficamos felizes por nossa matéria trazer novos conhecimentos e te ajudar. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.