A osteoporose pode causar dor nos ossos afetados?


  • +A
  • -A

A osteoporose provoca a perda progressiva de massa óssea, que resulta na fragilização dos ossos, com aumento consequente do risco de fraturas. Porém, esse não é o único efeito sentido pelo paciente. Outro sintoma da doença é a dor nos ossos e articulações, que se deve justamente à fragilização dos mesmos.

Dor e outros sintomas da osteoporose


“A
osteoporose pode cursar com dor. Apesar desse sintoma ser mais importante quando há fraturas, ele também pode se manifestar devido às microfraturas que acometem o osso em função do aumento da fragilidade e rarefação do trabeculado ósseo”, informa o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior.

Na coluna vertebral, a osteoporose causa deformidades e achatamentos das vértebras, o que causa não somente dor, mas também alteração da postura e aumento da cifose torácica, também conhecida como corcunda. A osteoporose pode resultar até mesmo na diminuição da altura em cerca de dois ou três centímetros.

Tratamento da osteoporose


O controle da dor e demais sintomas da osteoporose se baseia no
uso de medicamento específico para frear a progressão da doença, consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, principalmente, para fortalecer os ossos (suplementos podem ser interessantes caso a quantidade adequado desses nutrientes não seja atingida somente pela alimentação), e prática de exercícios físicos regularmente.

Além de seguir o tratamento padrão da doença, o paciente pode se beneficiar de outras medidas para controlar a dor e os demais sintomas. “Nos casos em que o achatamento ósseo for grande, indicamos coletes ortopédicos ou até mesmo cirurgias. Nestas, pode se utilizar injeção de cimento ósseo (conhecido como vertebroplastia) ou parafusos e hastes, nos casos mais graves”, informa o médico.

Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "A osteoporose pode causar dor nos ossos afetados?"

Jurandeci Pires Brunet

Tenho osteoporose e não sinto dores gracas de Deus, mas quando faço viagem distante e estou dirigindo, sinto incomodo como se um ossinho estivesse crescido e incomoda.Faço tratamento com Risedros. Tomo um comprimido uma vez por semana para ajudar mas quanto a outro tipo de medicamento sempre antes de usá-lo tenho que consultar meu médico, porque tudo quase prejudica os ossos qundo se trata de calcio.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jurandeci, sabemos que a automedicação pode gerar diversos problemas para a saúde e para a segurança da pessoa. Ficamos felizes em saber que antes de, precipitadamente, se auto medicar, você sempre consulta seu médico de confiança! É ele quem tem autonomia para diagnosticar e tratar doenças. Abraços.

Cecilia

O medicamento Prolia? Alguma objeção. Vou tomar com recomendação médica.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.