A osteoporose pode provocar danos nos ossos da região do pescoço?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva da massa óssea e, consequentemente, pelo enfraquecimento dos ossos do corpo, segundo o Ministério da Saúde. O pescoço faz a ligação entre a cabeça e o tronco e esta é uma das parte mais sensíveis do corpo humano. Será que a osteoporose pode provocar danos nos ossos também nesta área?

Osteoporose pode causar danos nos ossos do pescoço

 

De acordo com o ortopedista Fábio Segall, a osteoporose afeta a saúde dos ossos da coluna cervical, a região do pescoço: “A osteoporose causa danos não só nos ossos da coluna cervical, mas também em outros. O resultado de um exame de densitometria óssea, quando apresenta osteopenia ou osteoporose, refere-se à qualidade de todo o organismo”. 

As fraturas são a principal complicação da osteoporose e é na coluna que elas surgem com mais frequência, especialmente na região de transição tóraco-lombar, ou seja, logo abaixo da linha do sutiã. Nesta parte do corpo, as fraturas podem provocar compressão das vértebras, diminuindo a altura do paciente, além de gerar dores no pescoço e nas costas. 

Costelas e quadril também são atingidos pela osteoporose

 

Outras partes do corpo bastante afetadas pelas fraturas da osteoporose são os arcos costais, mais conhecidos como costelas, os ombros, os punhos e a parte do fêmur proximal, na região do quadril. Nesta última área, as fraturas oferecem risco de imobilização prolongada, o que reduz consideravelmente a qualidade de vida, especialmente nos idosos. 

A melhor forma de evitar que a osteoporose danifique os ossos da região do pescoço e também de outras partes do corpo é fazer o tratamento corretamente. “Manter-se no peso ideal, com atividades físicas e alimentação saudável, fazer exames médicos regulares para avaliar a necessidade do seu organismo de nutrientes e, assim, fazer as reposições necessárias” são algumas medidas citadas por Dr. Segall.

Dados do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2106-osteoporose

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fábio Segall

Dr. Fábio Segall

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 93404-6 / RJ

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A osteoporose pode provocar danos nos ossos da região do pescoço?"

Antonia Calixto de Carvalho

Quais os melhores exercícios para prevenir danos causados pela osteoporose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antonia. Os melhores exercícios para ajudar no tratamento da osteoporose são os aeróbicos, ou seja, que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Este tipo de atividade trabalha grandes quantidades de músculos (grupos musculares) de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar são alguns dos principais exercícios aeróbicos, afirma o geriatra José Eduardo Martinelli. Deixo aqui uma dica de leitura que lhe interessar: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/exercicio-mais-indicado-tratamento-da-osteoporose. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.