Osteoporose: Um osso que se recupera de uma fratura fica mais frágil do que antes?

  • +A
  • -A

As fraturas ósseas são as principais complicações da osteoporose. Quebrar um osso dificulta a vida do paciente, principalmente para os mais velhos, aumentando a necessidade de ter sempre um cuidador ou familiar por perto, até mesmo pelas chances elevadas de novas fraturas devido à maior fragilidade do osso. Saiba mais sobre o assunto!

Um osso fraturado pode sofrer nova fratura


“A ocorrência de uma fratura denota por si só um osso mais frágil. Desta forma, após a ocorrência da primeira fratura, há o risco aumentado de haver outras”, afirma a geriatra Thaísa Segura. Nos casos de osteoporose,
não é necessário sofrer um grave acidente para quebrar o osso. Movimentos simples, como subir os degraus de uma escada, podem gerar uma fratura. 

O primeiro passo para o tratamento do osso fragilizado é recolocá-lo no local correto e imobilizá-lo para que o organismo faça sua recuperação. Isso deve ser estimulado pelo uso de medicações indicadas pelo médico especialista, com o objetivo de reduzir a fragilidade óssea e, consequentemente, diminuir o risco de fraturas. 

Como agem as medicações utilizadas nos casos de osteoporose?


Esses medicamentos agem interrompendo as altas taxas de destruição do material que compõe os ossos, processo chamado de
reabsorção óssea, e estimulando a produção desse material. O uso de medicações hormonais também pode ser indicado, dependendo da causa por trás da osteoporose. 

Segundo Dra. Thaísa, o tratamento medicamentoso não é a única abordagem para combater a fragilidade óssea e suas complicações. É importante também se expor de maneira segura à luz solar, manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D e, se necessário, fazer a suplementação desses nutrientes, importantes para a fabricação da massa óssea. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Geriatria

CRM: 133363 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: Um osso que se recupera de uma fratura fica mais frágil do que antes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.