A osteoporose na coluna pode causar dor nas costas?


  • +A
  • -A

Os sintomas da osteoporose podem atingir qualquer osso do corpo, inclusive os localizados na coluna, então é possível que um paciente venha a sofrer com dor nas costas em decorrência da doença. A dor sentida acompanha o principal problema da doença, que é a perda de massa óssea, que implica em fragilização dos ossos e maior risco de fratura dos  mesmos.

 

Dor e complicações na coluna por conta da osteoporose

 

“As microfraturas crônicas que ocorrem com o agravamento da doença explicam a dor, especialmente no caso da coluna. As fraturas de repetição imperceptíveis podem causar dor na coluna de intensidades variáveis e que podem ser limitante”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

Segundo a especialista, os casos avançados de osteoporose na coluna podem não ser a maior das complicações. Pode acontecer a quebra de uma vértebra, pressionando ou destruindo a circulação interna da medula espinhal, com chances de comprometimento da mesma. “Como resultado, o paciente pode acabar tendo parestesia ou paraplegia”, alerta.

 

Tratamento da osteoporose com foco em controlar a dor nas costas

 

O tratamento da osteoporose tem como principal medida o uso de medicamentos capazes de amenizar a dor e de retardar o processo de perda de massa óssea para preservar a saúde dos ossos. Para as dores, pode ser indicado o uso de analgésicos, relaxantes musculares e, em alguns casos, anti-inflamatórios, sempre com a orientação de um médico.

A prática regular de exercícios que ajudam a fortalecer e a alongar os músculos das costas também são muito importantes para diminuir a dor crônica. Estes exercícios podem ser feitos em casa, depois de serem aprendidos com um profissional. “A execução das tarefas diárias de forma correta é igualmente fundamental para evitar as dores nas costas e para evitar novas fraturas vertebrais”, indica a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
dor-nas-costas
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "A osteoporose na coluna pode causar dor nas costas?"

Maria Moura

Muito obrigada para mim está sendo excelente esses conselhos médico Fui diagnóstica da com osteoporose na coluna há quase 2 anos estou em tratamento porém ultimamente estou sentindo muita dores nas costas. Definitivamente tenho que ver o que está acontecendo Valeu mesmos obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Ola Maria. Ficamos felizes por saber que nossas matérias tem lhe impactado de forma tão positiva. Converse com seu médico sobre as dores recorrentes, para que, se necessário ele possa readequar o tratamento atual. Continue nos acompanhando para receber mais matérias com dicas e informações, sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Telma Teixeira de França

Tenho 66 anos estou com osteoporose no nível mais elevado.Sinto muitas dores a mais de um ano faço pilates .sou medicada com osteoban e VELUS está correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Telma. A osteoporose consiste na perda de massa óssea, o que significa que os ossos ficam mais frágeis e propensos a fraturas em qualquer tipo de queda. Além desta fragilização, outros sintomas são relevantes no quadro, como, por exemplo, a dor. Este incômodo tende a aparecer quando a doença atinge um patamar de maior gravidade. A indicação do tratamento só é possível com a orientação de um profissional especializado, diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa orienta-lá de forma mais abrangente. Abraços.

Marly BASTOS

Tenho osteoporose na coluna .Quero saber qual o médico especialista para o tratamento. Pois me trato a anos com ortopedista FAÇO pilats e não vejo resultado.Qua especialista me indicar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marly. Reumatologistas, endocrinologistas, ginecologistas, fisiatras e geriatras são alguns especialistas que estudam e tratam a doença. Os ortopedistas também acompanham os pacientes, ocupando-se principalmente das fraturas. Continue por aqui para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Expedita da Conceição

Tenho 51 anos recentemente fiz um exame detectou que tenho esteopenia, estou tomando osteoban é o procedimento correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Expedita. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Somente diante de uma consulta presencial com o especialista é possível identificar o tratamento mais adequado para você. Converse com seu médico para que ele possa orienta-la de forma mais completa. Desejamos sucesso no seu tratamento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.