A osteoporose está relacionada com a diminuição da estatura em idosos?

  • +A
  • -A

Os ossos estão em constante renovação, substituindo estruturas antigas por novas, compostas principalmente por cálcio. No entanto, o desenvolvimento da osteoporose, uma doença metabólica, atrapalha essa reconstrução e torna o esqueleto fino e fraco. O problema deve ser tratado com um especialista para evitar que a fragilidade dos ossos provoque a diminuição da estatura dos idosos.

Fraturas dos ossos da coluna podem diminuir a estatura dos idosos


“A
diminuição da altura associada à osteoporose acontece devido às fraturas por achatamento dos ossos, causadas pela fragilidade óssea”, afirma o ortopedista e traumatologista Sérgio Drumond. A redução da estatura, muitas vezes, é encarada como uma consequência natural do envelhecimento, mas pode mascarar a ação da osteoporose.

Simples movimentos do dia a dia, como deitar, se levantar da cama ou se abaixar, podem comprimir lentamente as vértebras da coluna, gerando perdas de até 20% da altura. Outro problema causado pela osteoporose é que as fraturas na coluna vertebral podem também entortar os ossos, causando deformidades que deixam o idoso “corcunda”.

Redução da altura gera dor e problemas pulmonares


De acordo com o profissional, a perda da estatura é capaz de gerar prejuízos à saúde e, consequentemente, à qualidade de vida dos idosos. “A diminuição da altura pode causar comprometimento da função pulmonar, dores persistentes e até a síndrome iliocostal, quando a diminuição é grande e as costelas encostam nos ossos da bacia”, destaca Drumond.

Depois que a redução da altura já aconteceu, apenas uma cirurgia pode resolver a situação, mas apenas parcialmente. Por isso, o ideal é tratar a osteoporose antes que a doença cause fraturas. O tratamento é feito com medicações, reposição de hormônios e suplementação de cálcio e vitamina D, dependendo da gravidade do caso, além de medidas como não consumir cigarros e bebidas alcoólicas.

Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Drumond Junior

Dr. Sérgio Drumond Junior

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 32394 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A osteoporose está relacionada com a diminuição da estatura em idosos?"

Euzamar

Tenho osteoporose e descobri após exames em 2014 . E aí vem também artrose tendinite meu Deus.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.