De que forma uma fratura causada pela osteoporose pode impactar o tratamento?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma condição que consiste na perda de massa óssea, o que significa que os ossos se tornam mais frágeis e propensos a fraturas. Como se trata de uma doença que atinge normalmente idosos, isso se torna algo realmente sério, pois a quebra de um osso de um paciente nessa idade pode até mesmo colocar sua vida em risco. Durante o tratamento da osteoporose, uma fratura pode significar um grande atraso para o processo de recuperação.

“A fratura causada pela osteoporose marca o início ou a mudança do tratamento contra a osteoporose. Os aspectos negativos da fratura envolvem, principalmente, a perda da mobilidade e o consequente prejuízo à performance nas atividades de vida diária, piorando sobremaneira a qualidade de vida do paciente”, explica o geriatra Ricardo Komatsu.

Evitar queda de idosos é fundamental para prevenir fraturas


Para evitar este cenário, é necessário que seja feito em paralelo ao acompanhamento médico do paciente idoso e ao tratamento medicamentoso da osteoporose e demais comorbidades, todo o possível para que as quedas sejam prevenidas. “A queda do idoso é um importante fator de risco para a
ocorrência de uma fratura, então evitá-la será crucial para o bom andamento do tratamento”.

Pacientes idosos têm menos equilíbrio, desenvoltura e firmeza nos movimentos e no corpo, então o risco de caírem e quebrarem algum osso aumenta consideravelmente. Para que eles possam ter mais firmeza ao se locomover no dia a dia, é importante que os cuidadores e familiares responsáveis adotem alguns cuidados simples, porém muito importantes e efetivos, como, por exemplo, tirar tapetes do caminho, para que eles não escorreguem, e colocar barras de apoio no banheiro e até em outros locais da casa, se possível.

Fraturas podem ser indicativo importante para que tratamento seja iniciado


“Apesar da fratura osteoporótica ser negativa para a saúde do paciente, ela ajuda a informar ao médico que é necessário instituir o tratamento, nos casos em que ele ainda não foi iniciado, bem como rever as doses das medicações e avaliar a necessidade de
terapias complementares, como fisioterapia e terapia ocupacional, visando a reabilitação do paciente”, explica Komatsu. Em relação aos medicamentos, os mais indicados são aqueles que retardam o processo de perda de massa óssea.

Foto: Shutterstock 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma uma fratura causada pela osteoporose pode impactar o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.