Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos que normalmente se manifesta em pessoas com idade avançada, especialmente mulheres. Todo tipo de queda é muito perigoso para os idosos, ainda mais aqueles com parte óssea fragilizada por conta do quadro. Como mesmo dentro de casa há riscos, é essencial que você adote algumas medidas para que o pior não aconteça.    

 

Cuidados dentro de casa para evitar quedas em pessoas com osteoporose

 


Dentre as medidas que previnem quedas em idosos, com foco nos que têm osteoporose, podemos citar: retirar tapetes ao lado das camas e corredores (evita escorregar); utilizar chinelos ou calçados com solado de borracha; dormir com uma pequena luz ligada para poder ver durante o despertar noturno; e colocar suportes em grandes corredores e dentro do box do banheiro, que funcionam como apoio para quem apresenta desequilíbrio, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli”.

O médico faz questão de ressaltar que você deve levar a adoção dessas medidas preventivas muito à sério, pois o risco de quedas e perda de equilíbrio é realmente alto em idosos, além de potencialmente fatal para aqueles com osteoporose. “Para os portadores dessa doença, qualquer queda ao solo, por mais simples que seja, pode causar fraturas e complicações ainda piores”, afirma Raffaelli.

 

Exercícios físicos também são importantes

 


Outra medida importante para evitar quedas em idosos com osteoporose, e que faz parte do tratamento da doença, é a prática de atividades físicas. Manter o corpo ativo é fundamental para exercitar qualidades como agilidade, força e equilíbrio, além de “desenferrujar” articulações e facilitar movimentos. Também resulta em perda de peso (o que alivia as articulações), diminuição de dores no corpo e ganho de flexibilidade. Se você possui a doença,
saiba que a fisioterapia é uma boa opção.

Ainda segundo o especialista, essas medidas, apesar de serem mais voltadas para os casos de osteoporose, também podem ajudar pessoas com outras doenças ósseas e articulares. “Todas as pessoas com restrição de locomoção ou visuais devem realizar medidas preventivas de queda e desequilíbrio para evitar acidentes desnecessários”, conclui.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas"

Ilza

Olá!Minha mãe está com 83 anos e as informãções que vocês nos passam são muito valiosas.Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ilza, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

ANA

Sempre são bem vindos todos os esclarecimentos a respeito desta doença!

Ena silva de mesquita

E sempre bom ler suas publicações, tenho 58 anos e tenho desgaste avançado nos dois joelhos(artrose), fiz duas cirurgias devido derames articular,faço viscosuplementaçao a cada seis meses, e muita fisioterapia diária, já não há mais o que fazer além disso , somente protese daquir alguns anos,é uma luta diária e algumas limitações, as dores são grandes se exagero na caminhadas, não subo escadas tento não me agachar, dirigir tbm somente a curtas distancias.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ena, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Melhoras.

Fracinete Carvalho

Tenho 71 anos, sou portadora de osteoporose e osteopenia. No femur e coluna e braço. Caminho devagar porque tenho condropatia patelar. Pratico pilates mas tenho muito cuidado com os exercicios . Tenho muto medo de cair e fraturar algum osso. Tomo cálcio e vitamina D.

Maria dos anjos lima

Eu gostei muito dessa informação porque eu sinto muita dor no femo esquerdo não sei como trata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria dos Anjos, realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa te orientar adequadamente. Melhoras.

Ademir Aparecido Ribeiro

Ótimas orientações. Minha mãe sofreu queda em casa e fraturou o fêmur. Não anda mais sozinha. Como faço para consultar o Aché Laboratórios para ver se conseguimos desconto no medicamento osteoban, de uso contínuo. Obrigado se merecer atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ademir, o medicamento Osteoban participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.