Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauricio Raffaelli
- +A
- -A
A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos que normalmente se manifesta em pessoas com idade avançada, especialmente mulheres. Todo tipo de queda é muito perigoso para os idosos, ainda mais aqueles com parte óssea fragilizada por conta do quadro. Como mesmo dentro de casa há riscos, é essencial que você adote algumas medidas para que o pior não aconteça.
Cuidados dentro de casa para evitar quedas em pessoas com osteoporose
“Dentre as medidas que previnem quedas em idosos, com foco nos que têm osteoporose, podemos citar: retirar tapetes ao lado das camas e corredores (evita escorregar); utilizar chinelos ou calçados com solado de borracha; dormir com uma pequena luz ligada para poder ver durante o despertar noturno; e colocar suportes em grandes corredores e dentro do box do banheiro, que funcionam como apoio para quem apresenta desequilíbrio, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli”.
O médico faz questão de ressaltar que você deve levar a adoção dessas medidas preventivas muito à sério, pois o risco de quedas e perda de equilíbrio é realmente alto em idosos, além de potencialmente fatal para aqueles com osteoporose. “Para os portadores dessa doença, qualquer queda ao solo, por mais simples que seja, pode causar fraturas e complicações ainda piores”, afirma Raffaelli.
Exercícios físicos também são importantes
Outra medida importante para evitar quedas em idosos com osteoporose, e que faz parte do tratamento da doença, é a prática de atividades físicas. Manter o corpo ativo é fundamental para exercitar qualidades como agilidade, força e equilíbrio, além de “desenferrujar” articulações e facilitar movimentos. Também resulta em perda de peso (o que alivia as articulações), diminuição de dores no corpo e ganho de flexibilidade. Se você possui a doença, saiba que a fisioterapia é uma boa opção.
Ainda segundo o especialista, essas medidas, apesar de serem mais voltadas para os casos de osteoporose, também podem ajudar pessoas com outras doenças ósseas e articulares. “Todas as pessoas com restrição de locomoção ou visuais devem realizar medidas preventivas de queda e desequilíbrio para evitar acidentes desnecessários”, conclui.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauricio Raffaelli
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 101523 / SP
- 10 comentários para "Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas"
-
Ilza
Olá!Minha mãe está com 83 anos e as informãções que vocês nos passam são muito valiosas.Obrigado!
-
Ena silva de mesquita
E sempre bom ler suas publicações, tenho 58 anos e tenho desgaste avançado nos dois joelhos(artrose), fiz duas cirurgias devido derames articular,faço viscosuplementaçao a cada seis meses, e muita fisioterapia diária, já não há mais o que fazer além disso , somente protese daquir alguns anos,é uma luta diária e algumas limitações, as dores são grandes se exagero na caminhadas, não subo escadas tento não me agachar, dirigir tbm somente a curtas distancias.
-
Ademir Aparecido Ribeiro
Ótimas orientações. Minha mãe sofreu queda em casa e fraturou o fêmur. Não anda mais sozinha. Como faço para consultar o Aché Laboratórios para ver se conseguimos desconto no medicamento osteoban, de uso contínuo. Obrigado se merecer atenção.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ademir, o medicamento Osteoban participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.