Por que a osteoporose é mais comum na coluna, pulso e colo do fêmur?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que atinge a estrutura óssea e está diretamente relacionada com o envelhecimento. Trata-se da diminuição da densidade dos ossos causada pela dificuldade que o corpo encontra de repor os minerais de que o esqueleto precisa para se manter saudável.

A doença dificilmente apresenta sintomas. Os mais comuns são as dores causadas pelas fraturas. Pessoas que sofrem com a osteoporose podem fraturar os ossos com facilidade, especialmente nos casos mais graves. Até mesmo movimentos cotidianos realizados dentro de casa, como subir uma escada e agachar, podem ocasionar uma fratura.

As áreas mais afetadas

Existem algumas regiões do corpo que são mais afetadas pela doença. “A osteoporose acomete todos os ossos do corpo, mas comumente as fraturas ocorrem mais na coluna, joelhos, punhos e fêmur, pois são locais de carga, e o punho devido às quedas”,explica o ortopedista Lucio Nakada.

O punho é constituído por ossos sensíveis e é muito utilizado nas diversas atividades do dia a dia. É um ponto de apoio, especialmente durante tropeços e quedas. As outras regiões sofrem com o peso e com a movimentação do corpo que ajudam a desgastar os ossos. As fraturas nos joelhos, na coluna e no fêmur são de difícil recuperação e dificultam a locomoção.

Atenção às complicações da doença

A prevenção contra a osteoporose deve ser feita ao longo de toda a vida, com a ingestão de cálcio e vitamina D, prática de atividades físicas e evitando o consumo de álcool e tabaco. Depois que a doença surgir, é importante se preocupar com a ocorrência das fraturas, que podem ser graves e levar ao óbito. “Evitá-las é difícil, mas pode-se instalar barras nos banheiros e corredores, rampas em vez de escadas e retirar objetos do chão que possam causar escorregões e tropeços”, afirma Nakada.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que a osteoporose é mais comum na coluna, pulso e colo do fêmur?"

Elizabeth Benguella

Boa noite!Preciso do contato do Dr. Lucio nakada,por gentileza,meu celular 011 995434418,por sinal um excelente medico,mãos que Deus governa.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.