A osteoporose afeta a cicatrização dos ossos ou apenas a resistência deles?


  • +A
  • -A

Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, a osteoporose passou a chamar mais atenção pela crescente necessidade de cuidados e tratamentos. Isso ocorre porque a doença está ligada ao envelhecimento, já que a partir dos 50 anos a perda de massa óssea entra em um ritmo mais acelerado.

A osteoporose pode causar fraturas

Uma das possíveis consequências da osteoporose é a ocorrência de fraturas, já que os ossos ficam mais frágeis. Elas podem acontecer mesmo em movimentos simples do dia a dia, como em um agachamento ou ao levantar da cadeira. Os locais mais acometidos são os pulsos, os quadris e a coluna vertebral.  

A doença, entretanto, não atrapalha o processo de cicatrização dos ossos. “A osteoporose afeta principalmente a resistência óssea com possibilidade de fraturas nos casos graves, mas o processo de recuperação, geralmente, não é afetado”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

A cicatrização dos ossos

Um osso fraturado requer cuidados especiais para que ele possa cicatrizar sem problemas. Para isso, o primeiro passo é se consultar com um especialista. “O paciente que teve a primeira fratura, deve procurar um médico para realizar um estudo da massa óssea, a fim de iniciar o tratamento da osteoporose e evitar novas fraturas”, recomenda o ortopedista.

De acordo com a avaliação do paciente, o tratamento pode ser ou não medicamentoso. Segundo o profissional, “no caso do não medicamentoso, é importante atividade física diária, de preferência com um instrutor para orientar a forma e o tipo de exercício”. Dr. Paulo recomenda também manter uma alimentação balanceada, que inclua alimentos ricos em cálcio e vitamina D nas proporções diárias necessárias.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A osteoporose afeta a cicatrização dos ossos ou apenas a resistência deles?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.