Osteopenia: o que significa esse diagnóstico? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

O diagnóstico de osteopenia revela uma perda precoce de densidade óssea, o que implica na fragilização dos ossos, com aumento do risco de fraturas. É a mesma definição da osteoporose, mas a diferença é que esta é considerada bem mais grave. Vale ressaltar que um quadro de osteopenia pode evoluir para osteoporose, caso não seja tratado.

Características da osteopenia


“Osteopenia é o termo utilizado no exame de densitometria óssea para determinar uma perda óssea em menor grau do que ocorre na osteoporose. A
diferença básica entre osteopenia e osteoporose é o grau de gravidade, sendo a osteoporose a forma mais grave”, afirma o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior.

A osteopenia é considerado o sinal de alerta para que se inicie algum tratamento medicamentoso e/ou dietético, além das correções detectadas no exame de sangue. “Mesmo com o diagnóstico de osteopenia na densitometria, acompanhada de uma fratura por fragilidade, consideramos o diagnóstico de osteoporose”, conta o especialista.

Tratamento da osteopenia


O tratamento da osteopenia passa pela correção da dieta, que deve inclur alimentos com cálcio. Além disso, é solicitado um exame de sangue com a dosagem da vitamina D, com pedido de reposição desta, se necessário.
A dosagem de hormônios, proteínas e cálcio, com as correções devidas, se aplicável, também é importante. “Quando o médico julgar necessário, será iniciado o tratamento medicamentoso, focando inicialmente em diminuir a perda óssea”, afirma Sérgio.

O consumo de vitamina D é sempre colocado junto do cálcio em nível de importância, pois essa vitamina ajuda na absorção do mineral pelo organismo. Quando esses nutrientes não são obtidos nos níveis adequados por meio da alimentação, é interessante recorrer aos suplementos. A prática de atividade física (especialmente por ajudar a evitar o sobrepeso) é outra medida essencial da prevenção e tratamento da osteopenia e osteoporose.   

Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Osteopenia: o que significa esse diagnóstico? Como é o tratamento?"

Sueli Ferreira

Descobri recentemente que tenhoOsteopenia, estou me tratando com colágeno e vitaminas para o fortalecimento dos ossos, Ainda bem que descobri a tempo de poder tratar, agradeço as postagens que vcs estão colocando nas redes sociais, pois foi através de vcs que procurei um especialista, sentia dores e não sabia de onde vinha. Obrigada, Deus abençoe o trabalho de vcs!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sueli, ficamos felizes em saber que o Programa tenha te auxiliado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Jane Jarczeski

Boa Tarde, descobri a osteopenia qdo fiz ensodometria ossea agora faço uso de Osteobam todos os meses tomo Os-cal e omega 3 estou otima, faço zumba e caminhada para controle de peso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jane, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Rosana santos

Meu exame deu osteopenia mas dizem que tomar cálcio causa pedra nos rins …Minha dúvida….É vdd mesmo? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosana, quantidades exageradas de cálcio podem ser maléficas para a saúde das artérias, já que o mineral pode acabar se depositando nas paredes e calcificá-las. Por isso, a suplementação de cálcio deve ser feita sempre com a orientação de um profissional capacitado. Abraços.

Bia

Existe outro tipo de suplemento para tratamento da Osteopenia! Osteban esta caro demais.Bia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bia, o produto Osteoban participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Evanir Taube

Fui diagnosticada com osteoponia a mais ou menos um ano.,fique receosa em incluir o calcio.optei em aumentar o nível de vitamina D3 e vitamina K2 e também inclui mais verduras .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Evanir, obrigado por compartilhar conosco uma parte de seu tratamento. Abraços.

Jeni Ribeiro da fraga

Sou portadora da síndrome de marfan tenho osteopenia sinto muitas dores no corpo todo. .tomo glucosamina com condroitina cálcio e tomo bastante sol….ta controlado mas as dores são imensas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jeni, é de suma importância que a prescrição médica seja seguida a risca, para que os resultados positivos com o tempo comecem a ser notados. Abraços.

teresinha

também estou com esses problemas e já comecei o tratamento com ostioban, a medica pediu pra tomar durante 1 ano mas com 6 meses vou repetir o exame

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Teresinha, é muito importante que o tratamento prescrito pelo médico seja seguido. Estamos na torcida para que você tenha um ótimo período de tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.