Osteopenia: entenda a condição que, se não tratada, pode evoluir para uma osteoporose
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Eduardo de Souza Meirelles
- +A
- -A
Antes da diminuição da massa óssea avançar pelo organismo e originar a osteoporose, ela é conhecida pela Medicina como osteopenia. Esta condição não é considerada uma doença, mas precisa de tratamento para que o quadro não se agrave e passe a comprometer a qualidade de vida.
Um sinal de alerta
Como dito anteriormente, este problema ósseo é diferente da osteoporose, mais conhecida e também mais grave. A osteopenia antecede a doença e indica uma diminuição de 10 a 25% da densidade mineral dos ossos do corpo, compostos principalmente por cálcio e fósforo. Já a osteoporose representa uma perda maior que 25% da massa óssea.
Para o reumatologista Eduardo de Souza Meirelles, a osteopenia é um meio termo entre condições normais e a osteoporose. Segundo o médico, ser diagnosticado com osteopenia “significa que a avaliação da massa óssea daquela pessoa apresenta sinal amarelo de alerta, porque não está nem no verde (normal), nem no vermelho (osteoporose)”.
O problema pode ser detectado por um exame bastante utilizado e reconhecido por sua eficiência, chamado de densitometria óssea. É importante constatar a osteopenia, porque se não tratada, ela pode se desenvolver e originar a osteoporose. Como consequência da doença, os ossos ficam frágeis e mais expostos a fraturas, que podem acontecer durante acidentes graves, mas também em situações corriqueiras, como se abaixar arrumando a casa.
Tratamento para osteopenia
O tratamento para a condição varia. Na maioria dos casos, ele funciona para retardar a perda de minerais nos ossos e prevenir o surgimento da osteoporose. “A orientação é de estimular a atividade física com carga ou impacto, estimular a exposição segura ao sol e realizar uma orientação nutricional para adequar a ingestão de cálcio e vitamina D”, afirma Meirelles.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Eduardo de Souza Meirelles
Reumatologia
CRM: 30021 / SP
- 5 comentários para "Osteopenia: entenda a condição que, se não tratada, pode evoluir para uma osteoporose"
-
Célia
Fiz um exame e foi diagnosticado que tenho Osteopenia difusa e Osteófitos marginais incipiente anteriores e posteriores L1,L2eL3. E Redução da metade. Posterior fiscal L5-s1..minha pergunta é como posso previne para o não agravamento,pois trabalho num hospital e pego em idosos.obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Celia, conforme informado na matéria o tratamento para a condição varia. Na maioria dos casos, ele funciona para retardar a perda de minerais nos ossos e prevenir o surgimento da osteoporose. A orientação é de estimular a atividade física com carga ou impacto, estimular a exposição segura ao sol e realizar uma orientação nutricional para adequar a ingestão de cálcio e vitamina D. Consulte seu reumatologista para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Abraços.
-
Ivone
Na verdade, nutricionista não consegue ajudar a reposição de cálcio e vitaminas , D3 não.A reposição só é possível com receita médica. Só alimentos não repõe a ponto de estabilizar a osteopenia que, aliás é muito sério .
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ivone. Agradecemos por seu comentário. De acordo com o especialista Dr. Eduardo de Souza Meirelles, o tratamento para a condição pode variar. Na maioria dos casos, ele funciona para retardar a perda de minerais nos ossos e prevenir o surgimento da osteoporose. É importante buscar atendimento com o reumatologista para receber orientações mais completas e iniciar o tratamento de acordo com a particularidade de cada paciente. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.