Osteoartrite: Para evitar a piora da doença, não abandone o tratamento


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que desgasta a cartilagem que protege as articulações de todo o corpo, mas o problema é encontrado com maior frequência nas mãos, nos joelhos, no fêmur e nas coxas. “Como todo processo inflamatório, provoca sintomas como dor, inchaço, aumento de temperatura e discreta vermelhidão“, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli.

Sem tratamento, osteoartrite pode deformar ossos


Se você está sentindo alguns desses sintomas, não deixe de procurar ajuda médica. Caso já tenha sido diagnosticado e deixe de seguir as medidas indicadas por seu especialista de confiança, a tendência é que a doença evolua e piore a saúde do seu corpo. “Normalmente, manter um quadro inflamatório nas articulações pode fragilizar a cartilagem, piorando o quadro de osteoartrite”, explica o profissional.

Sem tratamento, a articulação atingida pela doença pode se deformar, não apenas piorando a dor, mas também limitando os movimentos corporais, um quadro em que a qualidade de vida é reduzida drasticamente. Além disso, quando a osteoartrite se desenvolve na coluna vertebral, casos avançados podem resultar em alterações neurológicas, cujos sintomas são formigamentos, queimação e fraqueza muscular.

Dor da osteoartrite pode ser tratada com medicações


O tratamento da osteoartrite é feito de forma individualizada, já que o desgaste provocado por sua doença e os sintomas que você sente têm intensidades diferentes de outros pacientes. “Como parte do arsenal terapêutico, temos desde mudanças nos hábitos de vida até
medicações condroprotetoras e, em casos mais graves, tratamentos cirúrgicos, como as próteses”, indica o ortopedista Ciro Veronese dos Santos.

A prática de atividades físicas também deve fazer parte do seu tratamento, desde que sejam exercícios de baixo impacto e que ajudem a fortalecer a musculatura e os ossos, como é o caso do pilates. Além disso, sobrecarregar as articulações desnecessariamente pode atrapalhar o tratamento. Evite carregar objetos com a ponta dos dedos, como pratos e bandejas, procure usar engrossadores de canetas e mantenha um peso adequado.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Dr. Ciro Veronese dos Santos é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 23858

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Osteoartrite: Para evitar a piora da doença, não abandone o tratamento"

Josefa Batista

Bom dia eu estou artorse estiopenia qual seria meu tratamento.54 anos

oronizo pereira lima

eu tomava artrolive 1500 mg mais parerei porque estou desempregado nao tenho condiçoes de comprar pois ja tenho 61 anos e agora esta piorando queria saber se nao tem como vcs me ajudar com o remedio pois e muinto caro ficarei feliz se eu consequir o remedio obrigado fiquem com deus

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Oronizo, o medicamento Artrolive participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Marilza

Tenho 53 anos, tenho problemas nos joelhos meu medico quer me operar, consultei outro medico e ele disse que por enquanto nao devi operar, passou Fisioterapia e Artrolive, será que realmente nao devo operar, continuo com os mesmos sintomas! Tambem terei dw operar os quadris, nao sei mais o que fazer!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilza, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode seguir a segunda opinião do outro médico que você consultou, permaneça em avaliações periódicas para seguir o melhor tratamento. Abraços.

Alba

Gostaria de saber o que é melhor pra artrose do joelho o artrolive ou o cll

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alba, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o paciente e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Francisca Marcelino

Tomei artrolive por um bom tempo, por ser muito caro parei….tenho 44 anos de profissão. Sou manicure, hoje com 56 anos ainda trabalho com dificuldades. …no momento tomo metrexato que a reumatologista me indicou…mas se parar por 2 semanas a dor volta terrível. …não sei mais o que fazer . Tomei por muitos anos prednisona e engordei mais de 15 kg…agora estou tornando chá canela de velho. …Pra dar um tempo com tanta Química. …

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, não indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você o retome e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Francisca Abilio

Gostaria de fazer o tratamento sofre de osteoartrite Há mais da 15 anos o reumatologista deu esse diagnóstico uso uma medicação: Artrolive não tá resolvendo mais as dores nas mãos e joelhos continuar gostaria de saber se tem uma medição melhor?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, os pacientes cadastrados no medicamento Artrolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Artrolive. Abraços.

Jeane Santos Araujo

Minha osteoartrite é medonha,é tanta dor q já me botou na cadeira d rodas.Minha esperança é um mundo onde não haverá doença.Esses remédios q vcs falaram já tomei todos hj não tenho condições d comprar então curto minha dor ou tomo Tramol q é morfina

Nailton

Muito triste essas histórias de quem sofre com doenças crônicas. Vamos orar, pois é o que nos resta.

Ivone Ferraz

Não tenho mais cartilagem na região lombar, e na ressonância da cervical tenho mieloedema na C 4 e na C5 .e não tenho mais cartilagem no joelho direito.

Maria José Lima

Faz uns 3 anos , eu comecei com dores na cervical, no ombro, nos braços punho e mãos/dedos , já fiz fisioterapias , tomei remédios , antiflamatorio um médico aconselhar não tomar muito, então eu estou trabalhando com muita dificuldade, serviço repetitivo,estou sofrendo tenho 60 anos e tres meses , aposento no final desse ano, eu sou obrigada a com fores ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria José, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Vicente Raul Barrera

Eu padeço de osteoartrite, tenho uma prótesse no joelho ezquerdo desde 2014 e agora, em março de 2017 fiz outra no quadril direito.Fiz fisioterapia após ambas cirurgias. Agora continuo fazendo os exercicios pela minha conta e já estou conseguindo largar a bengala.Se eu tivesse conhecido seu site bem antes, provavelmente não teria me operado. Nunca vou abandonar os exercicios que aprendi com o fisioterapeuta, caminho também, sem abusar e graças a Deus e aos tratamentos que recebi, não tenho tomado mais analgésicos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vicente, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Maria Lucia Carneiro

Tenho problemas nas articulações, tomo glucorreumim para as cartilagens está correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Lucia, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Glucoreumin, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.