Osteoartrite: tratamento da doença deve ser acompanhado por quais médicos?

  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que compromete ossos e articulações pelo desgaste da cartilagem, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Trata-se de um problema crônico, que exige, portanto, tratamento contínuo. Normalmente o tratamento é iniciado por um reumatologista, mas outros especialistas também são importantes no processo.  

“Os médicos e profissionais da área da saúde que devem acompanhar o tratamento da osteoartrite são o reumatologista, fisioterapeuta e personal ou instrutor na área esportiva”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. Com essa ação conjunta de especialidades o tratamento se torna mais completo e eficiente. 

Funções de cada especialista no tratamento da doença


Segundo a especialista, o reumatologista atua no diagnóstico, tratamento medicamentoso e na
indicação de exercícios de fisioterapia. Portanto, é quem irá direcionar o paciente para as outras especialidades. “O fisioterapeuta atua na execução das indicações de fisioterapia, enquanto o instrutor trabalha orientando a execução de exercícios em academias”, informa a médica.

Com o tratamento sendo realizado desta forma multidisciplinar, a tendência é que a recuperação do paciente seja mais proveitosa e mais rápida também. “O acompanhamento por diferentes especialidades faz com que o paciente esteja melhor amparado e com maior número de orientações com o objetivo de melhora rápida”, afirma a dermatologista.   

Efeitos do tratamento da osteoartrite


O tratamento medicamentoso é importante para ajudar a regenerar a cartilagem e, consequentemente, melhorar a dor e os movimentos. A fisioterapia também ajuda a tratar a limitação dos movimentos provocada pela doença e
os exercícios servem para fortalecer as articulações e músculos, o que ajuda a proteger a parte óssea durante os movimentos.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Regina Ferreira

Dra. Regina Ferreira

Reumatologia

CRM: 72550 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: tratamento da doença deve ser acompanhado por quais médicos?"

Cleide farias Novais

Eu gostaria de falar com Dra Regina Ferreira que ela pediu os exames para mim pegar remédio grátis mais ela saiu da clínica eu não tô conseguindo falar com ela por favor passa está mensagem para ela

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.