A osteoartrite também pode afetar a região dos ombros?

  • +A
  • -A

A osteoartrite atinge as articulações de diversas partes do corpo, o que inclui a região dos ombros. De acordo com o reumatologista Sérgio Nunes, a doença atinge apenas uma das articulações principais dos ombros, que é a acromioclavicular. Esta é a articulação da clavícula com a escápula.

Principais características da osteoartrite de ombros


“No ombro há duas articulações principais, a glenoumeral (articulação do braço com a escápula) e a acromioclavicular (articulação da clavícula com a escápula). A osteoartrite primária classicamente acomete a acromioclavicular, uma articulação pequena na parte superior do ombro. Já a articulação glenoumeral pode ser acometida por
outras doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide e doenças microcristalinas”, informa o médico.

Segundo o especialista, esses problemas provocados na articulação glenoumeral geram uma degradação articular pela inflamação, o que pode resultar em uma consequente osteoartrite secundária. Já a osteoartrite da articulação acromioclavicular é relativamente comum e, geralmente, assintomática. Vale ressaltar que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é a doença mais frequente dentre aquelas designadas como reumatismos.

“Quando a osteoartrite da articulação acromioclavicular for sintomática, pode ocorrer dor na parte superior do ombro e trapézio, que são deflagradas ou pioram quando o paciente eleva o braço acima da cabeça (para pentear o cabelo, por exemplo) ou quando cruza o braço para o lado oposto do corpo (colocar a mão no ombro oposto, por exemplo). Pode haver sensação de crepitação e aumento da junta acometida”, acrescenta Nunes. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Nunes

Dr. Sérgio Nunes

CRM: 82887 / MG

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A osteoartrite também pode afetar a região dos ombros?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.