Osteoartrite e frio: os sintomas da doença são mais claros no inverno?

  • +A
  • -A

A dor nas articulações, um dos principais sintomas da osteoartrite, fica mais evidente no inverno. As baixas temperaturas intensificam este incômodo por conta do aumento da contratura muscular e da diminuição do ritmo de exercícios físicos.

Fatores que aumentam os incômodos da osteoartrite no inverno


“Normalmente os sintomas são mais exacerbados no inverno porque ficamos mais encolhidos durante o sono, criando, assim, uma contração da musculatura, com consequente aumento da sensação de dor. Outro motivo seria a alteração circulatória provocada no inverno, causada por concentração maior de sangue nos órgãos e menos na periferia (como nas articulações)”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Apesar da dor articular ser o principal incômodo sentido pelos pacientes com osteoartrite, este não é o único sintoma do quadro que se intensifica durante o inverno. “O sintoma que mais recorrentemente piora nesta época do ano é a dor. Normalmente é a pior queixa descrita. Em seguida, vem a limitação dos movimentos, muito em função do aumento da dor”.

Cuidados para evitar que o frio piore os sintomas da osteoartrite


Para evitar que o frio torne os sintomas da doença mais acentuados, é importante adotar algumas medidas importantes, como usar compressas mornas,
se alongar e não deixar de realizar atividades físicas (de baixo impacto e intensidade) regularmente, mesmo que no inverno isso seja menos estimulante.

Em paralelo, deve-se manter continuamente o tratamento da osteoartrite, tendo em vista que se trata de uma doença crônica (pode durar anos ou a vida toda). O uso de medicamentos é essencial, tanto aqueles que ajudam a regenerar a cartilagem e retardar o seu desgaste, quanto os anti-inflamatórios. Alimentação é outro ponto crucial, pois, junto da atividade física, ajuda a evitar o sobrepeso, um dos vilões da osteoartrite.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoartrite e frio: os sintomas da doença são mais claros no inverno?"

Lúcia viviane da silva

Qual exame detecta esta doença?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lúcia. A identificação do quadro de osteoartrite pode ser feito com exames solicitados pelo médico, que variam de acordo com a gravidade da doença. O especialista Ricardo Komatsu afirma que, além da anamnese (entrevista no consultório) e do exame físico, as radiografias convencionais continuam sendo o método mais simples e adequado para se estabelecer o diagnóstico de osteoartrite. Outros métodos como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética nuclear e ultrassonografia podem ter validade no diagnóstico diferencial. A visita ao médico é fundamental, para que o profissional verifique a necessidade de solicitar o exame, de acordo com o caso. Sugerimos essa leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-diagnostico-da-doenca Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.