O que é osteoartrite secundária? Qual é origem da doença?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que provoca a degradação da cartilagem que reveste as articulações do corpo. O problema causa dor, inflamação e rigidez no local afetado e, em casos mais graves, provoca deformações ósseas, capazes de reduzir gravemente a mobilidade do paciente. A osteoartrite é dividida em dois tipos: primária e secundária, dependendo da sua origem.

Osteoartrite secundária é causada por doenças como osteoporose, artrite reumatoide e diabetes


A osteoartrite primária (também conhecida como idiopática) é aquela sem causa conhecida, mas geralmente associada a alguns fatores de risco, como idade avançada, obesidade, esforços repetitivos e até mesmo a prática de alguns esportes de alto impacto. Já a secundária tem causas conhecidas, que podem ser “fatores mecânicos, genéticos, hormonais, ósseos e metabólicos”, segundo o geriatra Ricardo Komatsu.

Muitas das causas da osteoartrite secundária são doenças e condições associadas à desorganização da estrutura dos ossos ou alterações do alinhamento da articulação. “Doença de Paget, osteoporose, traumas, necroses assépticas, displasia congênita do quadril, deslizamento da epífise da cabeça femoral e alterações da cabeça femoral e das relações da colo femoral” são exemplos citados pelo médico.

Entre as doenças e condições que causam osteoartrite secundária, existem ainda aquelas associadas diretamente à estrutura da cartilagem, como gota, diabetes, acromegalia, hemofilia, ocronose, condrodisplasias, artrite reumatoide, doença de Wilson, doença de Charcot, doença de Kashin-Beck e trauma agudo com ou sem fratura.

Remédios ajudam a aliviar sintomas da osteoartrite secundária


Ao notar os sintomas da osteoartrite, 
é importante procurar tratamento médico. “O passo inicial para o tratamento é o reconhecimento dos fatores desencadeantes e agravantes presentes, objetivando o alívio dos sintomas, a recuperação funcional, o retardo ou bloqueio da evolução da doença e a regeneração dos tecidos lesados”, diz Komatsu.  

De acordo com o médico, o tratamento passa por opções farmacológicas, como remédios de curta duração, de ação lenta e medicação intra-articular, mas também por medidas não farmacológicas, dependendo do diagnóstico. O geriatra recomenda educação e apoio psicológico, exercícios físicos e repouso, instruções relacionadas a atividades da vida diária e ocupacionais, proteção articular, combate à obesidade, dieta, uso de órteses e reabilitação.

Dr. Ricardo Komatsu é geriatra, médico clínico e chefe da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). CRM-SP: 56604

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é osteoartrite secundária? Qual é origem da doença?"

Oi,fui diagnosticada com osteoartrite, e gostaria de saber se essa doença tem cura, porque sinto muita dor no braço direito, e ataca mais a Noite, já não durmo mais Direito!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, a osteoartrite é uma doença degenerativa. Conforme informado pelo geriatra Dr. Ricardo Komatsu recomenda-se educação e apoio psicológico, exercícios físicos e repouso, instruções relacionadas a atividades da vida diária e ocupacionais, proteção articular, combate à obesidade, dieta, uso de órteses e reabilitação. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.