Osteoartrite: O reumatologista é indicado para guiar o tratamento?


  • +A
  • -A

Pacientes que sofrem com a osteoartrite precisam ser acompanhados constantemente por um profissional que os oriente em um tratamento capaz de controlar a progressão da doença. Existem algumas especialidades ligadas aos cuidados de toda a parte osteoarticular, o que inclui os reumatologistas.

“Sim, o reumatologista é indicado para guiar o tratamento da osteoartrite. Este profissional faz um tratamento mais amplo do que os demais, pois alia a abordagem medicamentosa a outras terapias, como fisioterapia e hidroterapia, além das orientações disciplinares”, afirma a reumatologista Regina Ferreira.

 

Atividades importantes no tratamento da osteoartrite

 

Essas terapias citadas atuam diretamente em alguns sintomas da doença, principalmente dor e rigidez articular. Também ajudam na manutenção do equilíbrio e da força, aumentando a funcionalidade da região acometida. Além disso, essas atividades estimulam o paciente a controlar o peso, mostrando a importância disso para o tratamento da osteoartrite.  

Naturalmente, exercícios físicos são essenciais nesse sentido de perda de peso para evitar carga excessiva nos ossos e articulações. Também ajudam a fortalecer a musculatura, garantindo maior proteção a essas estruturas acometidas pela doença. Contudo, é essencial que esses exercícios sejam de baixo impacto, pois, caso contrário, tendem a gerar o efeito contrário, agravando o problema.

 

Tratamento medicamentoso é fundamental para o controle da osteoartrite

 

É importante destacar também o tratamento com remédios, pois na maioria dos casos a osteoartrite só consegue ser controlada com a ajuda deles. “Espera-se do médico indicações do ponto de vista medicamentoso, bem como fisioterapia, exercícios (ex: caminhadas) e readequação à nova situação que o paciente vive, dependendo do grau de sua osteoartrite”, completa Dra. Regina.

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista e graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: O reumatologista é indicado para guiar o tratamento?"

Dilma

Tem fibromialgia em 16 pts.fascite planta , síndrome do carpo .desgaste na coluna l4 el5.,gornatose no joelhos.nao taro so dormir spaxe medicamento.ainasa nao dfaeam qys llshje dgb bgyibhr

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.