Osteoartrite: como os remédios podem proteger as articulações?


  • +A
  • -A

A rigidez e o inchaço nas articulações, associados à vermelhidão e à sensação de calor, são alguns dos principais sintomas da osteoartrite. A doença reumatológica surge devido à degeneração da cartilagem que reveste as articulações. O problema deve ser tratado e entre os medicamentos indicados para os casos de osteoartrite estão os condroprotetores, que ajudam a proteger a articulações.

Medicamentos condroprotetores retardam piora da osteoartrite


“O mecanismo de ação desses medicamentos se baseia no bloqueio da atividade de degradação da cartilagem causada por determinadas substâncias, como as interleucinas e metaloproteases”, afirma o ortopedista Ciro Veronese. No entanto, antes da prescrição, o médico irá avaliar se este tipo de medicamento é o mais indicado para o quadro.

O profissional explica que, entre os profissionais e estudiosos da área, o efeito dos condroprotetores na reparação da cartilagem perdida ainda é discutida. “Mas, há vários estudos demonstrando melhora dos sintomas e diminuição na progressão da osteoartrite em determinados pacientes, o que explica o poder protetor de cartilagem de tais medicações”, acrescenta.

Controlar peso e fazer musculação também protegem as articulações


Além do uso de medicamentos, os pacientes com osteoartrite devem prestar atenção ao próprio peso se quiserem proteger as articulações. A obesidade e o excesso de peso facilitam o desgaste articular,
especialmente no joelho, e podem dificultar o controle da doença. É essencial procurar um nutricionista para reavaliar a alimentação com o objetivo de manter um peso adequado.

Outra forma de perder alguns quilos e ainda manter as articulações protegidas é iniciar a prática de exercícios físicos com aprovação médica e supervisão de um profissional de Educação Física. A musculação de intensidade moderada costuma ser bastante indicada para pacientes com osteoartrite, já que o fortalecimento dos músculos ajuda a proteger as articulações dos impactos do dia a dia.

Dr. Ciro Veronese dos Santos é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 23858

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Osteoartrite: como os remédios podem proteger as articulações?"

Odair Zenebon

Achei muito boas as recomendações do Dr. Veronese: controle do peso e musculação. Gostaria de saber se os medicamentos Artrolive e Artrodar têm a função na proteção da cartilagem. Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Odair, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito do medicamento Artrolive em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Daiana lima dos Santos

Tenho 33anos sofro de artrose e esclerose me causa muito dor ,do qual tava me limitando de fazer caminhadas qualquer tipo de exercícios até as atividades domésticas.Fui a um ortopedista ele me pediu um exame de tomografia da coluna e do joelho que mostrou os problemas q tenho.Ele me receitou o remédio antiflamatorio e o Artrolive e hidroginástica eles estão me ajudando muito mesmo ta aliviando minhas dores durmo melhor coisa q até nisso tava emcomodando,to conseguindo fazer caminhadas pois preciso emagrecer pra ajudar no tratamento logo estarei novinha em filha.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daiana, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Sandra regina da silva lopes

Tenho artrose nos joelhos e agora sinto doloroçáo nos ombros queria dicas para diminuir essas dores.

Angela Leão

Gostaria de saber se osteoartrite e artrite reumatóide são a mesma doença.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela, osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/qual-diferenca-entre-osteoartrite-artrite-reumatoide
Abraços.

Ivone Borges Pereira

Gostaria de saber se artrolive tem a função na proteção de cartilagem? Obrigada!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivone, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito do medicamento Artrolive em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Cláudia Mendes Alves do Amor Divino

Eu melhorei muito com o Artrolive. A osteoartrite é muito incomoda com a fibromialgia preciso de . mais cuidados porém a qualidade melhorou bastante.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cláudia, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Rosicler

Estou no terceiro mês tomando Artrogem duo, estou vendo resultado tenho artrose desgaste na coluna, cada dia sinto menos dor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosicler, desejamos sucesso em seu tratamento! Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.