Osteoartrite: Quando é recomendado usar bengalas para ajudar no tratamento?


  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações e por alterações ósseas, que causam dor e dificultam a movimentação dos pacientes. Uma das formas de driblar esses problemas é usar uma bengala. 

Bengala pode melhorar a dor de pacientes com osteoartrite


“Em casos de osteoartrite ou osteoartrose avançada, em que o paciente já tem uma incapacidade grande na marcha, principalmente por
dores articulares em membros inferiores ou falta de equilíbrio, a bengala pode ser útil para auxiliar na melhora do apoio e na locomoção”, afirma o ortopedista Marco Makoto. 

A bengala pode, inclusive, ajudar a reduzir a dor que uma pessoa com osteoartrite sente ao se locomover e a diminuir o consumo de medicações anti-inflamatórias. Foi essa a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 64 pacientes e coordenada pelo médico Jamil Natour.

Como é feito o tratamento da osteoartrite?


No entanto, é preciso destacar que o uso da bengala é apenas um complemento ao combate à doença. O tratamento deve ser feito também com medicações. “Uso de
medicamentos próprios para osteoartrite, como condroprotetores e/ou colágeno, e controle das dores por meio de remédios são medidas importantes para o tratamento”, cita Makoto. 

Vale lembrar também da importância de fazer fisioterapia, que ajuda a melhorar a mobilidade, o equilíbrio e a força muscular. A recuperação do paciente pode ser feita ainda com a prática de atividades físicas que não produzem impacto nas articulações, como é o caso do pilates e exercícios na água, como a hidroginástica. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marco Makoto Inagaki

Dr. Marco Makoto Inagaki

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 28767 / PR

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite: Quando é recomendado usar bengalas para ajudar no tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.