Osteoartrite: por que as dores nas articulações aliviam nas altas temperaturas?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que causa o desgaste da cartilagem responsável pela proteção das articulações. Entre suas consequências estão possíveis alterações na estrutura óssea das regiões afetadas. As causas para o problema são as mais diversas e vão desde o uso repetitivo de uma articulação ao longo dos anos até outras doenças, como obesidade e diabetes.

O calor alivia a dor causada pela osteoartrite

 

Os sintomas da doença, também conhecida como artrose e osteoartrose, podem provocar muito desconforto nos pacientes. Dores, inchaço, rigidez, barulhos, calor e limitação dos movimentos corporais são as principais queixas. Apesar de serem leves inicialmente, podem piorar com o passar do tempo.

A temperatura do ambiente influencia a intensidade dos sintomas. Diante das altas temperaturas, eles tendem a diminuir. “O calor pode aliviar as dores da artrose por melhorar o fluxo sanguíneo na articulação e provocar certo grau de relaxamento na musculatura”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

O frio piora os sintomas da osteoartrite

 

Por outro lado, no inverno e no outono, quando as temperaturas caem, pacientes com osteoartrite reclamam mais das dores e de outros sintomas. “As queixas de dor são muito comuns quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura, principalmente, no frio”, afirma o profissional. Uma possível explicação é o aumento da sensibilidade das terminações nervosas nessa época e mudanças no líquido que lubrifica as articulações.

Expor a região afetada pela osteoartrite a uma compressa de água quente ou ainda tomar banho em água quente são medidas capazes de melhorar a dor e até mesmo aumentar a amplitude do movimento articular. O ortopedista também aconselha exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 33269 / SP

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Osteoartrite: por que as dores nas articulações aliviam nas altas temperaturas?"

fernando

gostei do comertario a minha esposa sofre com muitas dores , agradeço .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Fernando. Ficamos felizes em poder ajudar! Veja todas as nossas matérias sobre Osteoartrite acessando nosso site, confira em: https://cuidadospelavida.com.br/busca/Osteoartrite. Abraços!

Diego

Minha esposa tem uma pequena úlcera na cartilagem. Ja fez artroscopia para correção e aplicação de gel. Ficou muito bom. Mas Ela reclama de dor quando está calor, mas quando o clima fica frio nao doe. Então Dr. Nesse caso o que seria?

Conceli de Miranda

Tenho Artrose lômbar, Artrose nos joelhos,bico de papagaio, Sinto dores fortissimas, Tenho dores até embaixo da sola do pé esquerdo ,dando uma sensação quê está cheio de pus( inflamação ) não consigo andar muito, não consigo , ficar muito tempo em pé, e nem muito tempo sentada… Sinto os meus ossos se esfarelar, principalmente o do quadril direito… é Tudo insuportável…. só me alivia às compressas de água quente cm vinagre de maçã……… Obrigada ……

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Conceli. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Para amenizar os sintomas e iniciar o tratamento adequado é crucial buscar atendimento com o reumatologista, esse profissional poderá orienta-la de forma completa, assim será possível trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

Lieti Guaraldi Severo

Mas quando doi nao devemos colocar compressas com gelo??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lieti. Temos uma matéria que aborda exatamente essa questão. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/compressas-quentes-frias-podem-ajudar-aliviar-dor-da-artrose

Marli de Paula Carvalho

Adorei a reportagem, gostaria de receber mais notícias sobre esse assunto.Att.,Marli

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marli. Ficamos felizes por saber que apreciou a matéria. Continue por aqui para receber mais informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Ivone Del Grande

Tenho artrose nos dois joelhos faço ginastica acumputura e agora vou fazer exrçiçios na água não posso tomar remedios tomo Condres e chondro aid arkoflex fort frances e Traumeel arnica montana D2 eassociaçã o que posso fazser mais obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivone. Agradecemos por compartilhar seu relato. Uma das formas mais recomendadas de impedir a piora da osteoartrite é a prática de atividades físicas, como explica o ortopedista Tulio Cardoso. Converse com seu médico para que ele possa indicar as atividades físicas mais adequadas para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.