Osteoartrite: por que as articulações começam a desgastar na terceira idade?

  • +A
  • -A

Dores, inchaço, rangidos e dificuldade de movimentar certas partes do corpo são alguns dos sintomas da osteoartrite. A doença é também chamada de artrose e de osteoartrose e provoca o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, podendo gerar alterações na estrutura óssea da região afetada.

Por trás do desgaste articular


Esse desgaste é causado, na maior parte dos casos, pelo envelhecimento natural do corpo somado ao uso repetitivo da articulação. É por isso que a doença é mais comum em idosos, mas também pode surgir em quem pratica esportes, como futebol e basquete, e está mais suscetível à ocorrência de lesões traumáticas.

Existem ainda outros fatores que podem provocar o surgimento da osteoartrite. “Um dos principais motivos para o desenvolvimento da doença é a herança genética, mas a obesidade e a sobrecarga mecânica nas articulações também podem levar à destruição articular”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

Outras consequências da osteoartrite


Além das dores e da diminuição dos movimentos corporais, a osteoartrite também provoca a atrofia muscular. Com isso, há um aumento nos riscos de quedas e de fraturas. Em alguns casos, quando os joelhos e o quadril são afetados, pode haver a necessidade de realização de cirurgia para a colocação de uma prótese que substitua a articulação.

É importante que o paciente procure auxílio médico assim que perceber os sintomas da doença para que o tratamento seja iniciado. Existem medicamentos que aliviam os sintomas e melhoram o quadro clínico. “Medidas coadjuvantes, como perder peso e evitar sobrecargas mecânicas nas articulações atingidas, além da reabilitação física, também são capazes de ajudar o paciente”, alerta o médico.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 33269 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

45 comentários para "Osteoartrite: por que as articulações começam a desgastar na terceira idade?"

Ademildes Ferreira

Estou com desgaste nos ; Quadril ; Joelhos e no Calcanhar.Como voces podem me ajudar.Eu estou com 65 anos e estou sofrendo muito com estas dores.Como voces podem me orientar?Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ademildes, o primeiro passo é procurar um ortopedista, pois ele irá ouvir seu relato, solicitar exames e medicar caso necessário. Abraços

Marcia

Muito boa matéria. Esclarecer é sempre importante.Estou fazendo dieta e Pilates, as dores estão diminuindo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcia. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para receber mais matérias como essa. Abraços.

Marli

Estou com desgaste nos dois joelhos. Já tomei vários tipos de medicamentos e isso resolve momentaneamente. Agora resolvi fazer musculação e hidroginastica e deu uma boa melhorada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marli. Ficamos felizes por sua melhora. Continue nos acompanhando pare receber mais matérias e informações como essa. Até a próxima.

Iralda Oliveira Moraes

Excelente a matéria, muito esclarecedora, tenho sentido bastante melhora, desde quando associei meu tratamento de Artrose Bilateral nos joelhos, com Dieta orientada por Nutróloga Pilates.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Iralda. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Seguir o tratamento com comprometimento e responsabilidade é crucial para combater os sintomas da doença de forma eficaz, e assim trazer melhor qualidade de vida para você. Abraços.

Fábio

Meo pai e outros 6 irmãos dele tem a doença,qual a porcentagem de eu ter essa doença?Tenho 45 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fábio. Conforme informado na matéria esse desgaste é causado, na maior parte dos casos, pelo envelhecimento natural do corpo somado ao uso repetitivo da articulação. É por isso que a doença é mais comum em idosos. Um dos principais motivos para o desenvolvimento da doença é a herança genética, mas a obesidade e a sobrecarga mecânica nas articulações também podem levar à destruição articular. Até a próxima.

Carmen

Estou com dores nas mãos e ombros procurei um reumatologista estou fazendo Ultrasom e infra. Estou no caminho certo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carmen. Obrigado por compartilhar seu relato conosco. Para identificar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais eficaz para você, é importante buscar atendimento com o especialista e seguir o tratamento com responsabilidade e comprometimento. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Célia Maria Ferreira Soares de Lima

Muito importante esse matéria, também sinto muitas dores no quadril lado esquerdo mas faço RPG, Pilates e Hidro.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Célia. Ficamos felizes por saber que nossa matéria lhe impactou de forma positiva. Continue nos acompanhando para mais matérias e informações como essa. Até breve.

Fatima

Tenho 52 anos e sinto dores no joelho esquerdo e percebo que ele esta alterado, fiz uma cirurgia de estereotomia em 2000, e não fiz reposição hormonal, isso pode ter alguma relação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fatima. Só é possível identificar a causa do sintomas diante de uma consulta presencial com o especialista. Busque atendimento junto ao Ortopedista, este é o profissional mais adequado para auxilia-la e indicar o melhor tratamento para você. Até logo.

Reusa Marques da Silva Santos

Sinto muita dor na coluna,no joelho já fiz fisioterapia não adiantou nada tenho 52 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Reusa. É crucial buscar atendimento especializado para identificar a causa dos sintomas, e assim iniciar o tratamento mais adequado de acordo com suas necessidades. Dessa forma será possível amenizar os sintomas e trazer melhor qualidade de vida para você. Até breve.

JOÃO RENATO MARCONDES GARCIA

ESTOU MUITO SATISFEITO COM AS OPINIÕES DOS MÉDICOS DO PROGRAMA CUIDADOS PELA VIDA, POIS TENHO ARTROSE NOS JOELHOS, E AS RECOMENDAÇÕES DOS PROFISSIONAIS ACIMA, ME AJUDAM BASTANTE NO MEU COTIDIANO.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, João. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue nos acompanhando para receber todas as nossas matérias. Abraços!

Celi Miranda

Eu tenho artrose lombar e artrose nos joelhos e no quadril sinto muitas dores fortissimas….ñ consigo más calçar sapatos de cadaços. Me agachar. .ando de vagar.tenho 58 anos. Nem meias consigo calçar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celi. É de suma importância que você busque orientação médica para assim iniciar o tratamento adequado para você. Dessa forma será possível trazer maior controle dos sintomas e melhor qualidade de vida para o seu dia-a-dia. Abraços.

joao cruz

Usei Artrolive e recomendo a todos que possuem esses problemas, infelizmente passei a viver de amostras, pois o preço atual é maior que as minha dores…mas que ele funciona, funciona mesmo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco, ficamos felizes por saber da sua melhora. Cada paciente possui sua particularidade e é de suma importância uma consulta presencial com o especialista para a indicação do tratamento/medicamento mais adequado para cada um de acordo com sua necessidade. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até breve.

Maria da Conceição

Boa noite!Eu sempre procuro ler para atualizar nos tratamentos e as experiências dos outros assinantes.Sinto muita dor na lombar tenho perda de cartilagem no joelho e piorou um pouco após a retirada de um tumor atrás do joelho.Andei muito tempo de muletas mas hoje estou no lucro consigo caminhar sem o uso delas.Estou sobre peso consegui perder 11kg porém meu organismo deu uma parada.A uns 8 anos atrás ia fazer um preenchimento mas não pude.Hoje tomo artrolive indicado por um ortopedista.Nunca mais esqueci ou fiquei sem muito bom para eu claro. Cada profissional tem sua ética seu olhar na hora de avaliar seus pacientes.Uns orientam prótese, cirurgia, outros tratamentos fisioterápico, outros infiltracao

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Obrigado por compartilhar seu relato conosco. É importante sempre buscar orientação médica para assim iniciar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades de cada paciente. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Lieti Severo

Gostaria de saber se andar de bicicleta e um bom exercicio para tratamento de artrose no joelho?? E caminhadas??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lieti. O especialista Dr. Tulio Pereira Cardoso afirma que, depende da severidade, da localização e da causa. Recomenda-se exercícios na água e exercícios de baixo impacto, como hidroginástica e pilates. Caminhadas, natação, fisioterapia e alongamentos também são indicados, mas sempre com supervisão e permissão médica. Para a indicação das atividades físicas mais adequadas para você é necessário buscar uma consulta presencial com o especialista. Continue por aqui para receber mais matérias e dicas como essa. Até breve.

Angela

Muito boa a matéria as vezes não temos esclarecimento suficiente para cuidar melhor da saúde, parabéns.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela. Ficamos felizes por saber que nossas matérias tem sido de grande ajuda para você. Buscar atendimento médico é indispensável, dessa forma é possível indicar a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Andreza Machado de Souza

Tenho 34 anos, e há 2 anos devido a um acidente de moto descobri q tenho artrose no joelho, artrolive me ajudou e continua me ajudando muito!!!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreza. A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. Não é possível afirmar que a artrose tem cura, mas, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. Continue por aqui para mais informações e matérias como essa. Até breve.

Sara

Deixei de fazer o tratamento pois os remédios são muito caro .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sara. A osteoartrite, também chamada de artrose ou osteoartrose, é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações externamente. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo mais afetado pela doença é a população que está acima dos 55 anos de idade, mas a doença pode afetar pessoas mais jovens. Buscar uma consulta presencial com o especialista adequado e seguir o tratamento indicado é de suma importância para sua saúde. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Abraços.

Maria José

Muito importante essa matéria. Também sofro com esses problemas,mas já vestiu tomando uma medicação que alivia. Gostaria de saber qual o melhor exercício para os joelhos e também a coluna com vários bicos de papagaio??Obrigada pela oportunidade.

ENEDINA KUSTER ROSA

Gosto muito das matérias. Por isso gostaria de saber. Tenho dores terríveis nos quadris, principalmente à noite. Parece que é nas carnes dos quadris. Não consigo deitar na lateral. Tomei várias medições, nada resolve. Sempre à noite. Será que pode ser artrose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Enedina. As dores no quadril são algo muito comum entre as mulheres, são dores que podem se estender até o ventre e que incomodam para dormir. As causas podem ser diversas, e às vezes estão relacionadas à menstruação, problemas musculoesqueléticos ou a outros fatores que não têm uma gravidade muito acentuada. Para que o diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação, é essencial buscar o auxílio de um médico ortopedista em caso de dor intensa no quadril, principalmente se houver rigidez da articulação ou limitação dos movimentos. Até breve!

Nubia

gostei muito da materia, tenho problema nos joelhos e estava com sobre peso,mais agora estou na dieta so falta eu fazer uma hidro ou pilates.no caso meu que é joelho eu posso caminhar, fazer musculação ou andar de bicicleta?

Marco Antônio G. de Carvalho

Tenho osteoartrite em ambos os joelhos, muito bom a orientação, faço uso de colágeno, medicamento de alto custo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marco. Ficamos felizes em poder ajudar! Acompanhe nosso site para mais matérias como essa. Abraços!

Célia Figueiredo Andrade

Gostei muito dessa materia. Sofre de desgaste e artrose na lombar. Faço tratamento com um reumatologista. Faço uso desse medicamento PREGABALINA A MUITO TEMPO. GOSTARIA DE SABER SE TENHO QUE ME CONSULTAR COM UM ORTOPEDISTA?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Célia. Para tratar os sintomas da artrose são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios. Há medicamentos capazes de retardar o processo e amenizar seus sintomas, para isso, um médico reumatologista será capaz de orientá-la a resepeito do tratamento. Abraços!

Rute

Parabéns pelas orientações e dicas de saúde. Tenho 53 anos, em 2013 comecei a ter dores nos joelhos fortes, começaram a inchar e falhar. No quadril também nos dois e um deles as dores era mais fortes. Trocava de colchão e não melhorava. Procurei um ortopedista, fiz raio x e ele me deu o diagnóstico de osteartrite , artrose desgastes na cartilagem, disse que se meu caso era de colocar prótese nos joelhos, chorei muito e como era mais jovem teria que trocar aos 60 anos , e corria o risco de ir para uma cadeira de roda. Entrei em desespero, quase fiquei com depressão. Me senti inútil, me vi incapacitada de fazer minhas coisas, pensei meu Deus o que eu fiz pra chegar nessa situação! Mas fui medicada com anti inflamatórios, artrolive e depois passei com um Reumatologista e fiz sessões de infiltração nos dois joelhos e quadril, foi o que me ajudou muito. Fiz muitas fisioterapias, pilates . E agora também tomo colágeno e suplementos cloreto magnésio PA tomei por dois anos, e agora magnésio dimalato, indicado pela Quiropraxista estou muito melhor. Mas curada não. E meu pai de 93 anos também tem artrose nos joelhos e quadril. Agradeço a equipe cuidados pela vida por nos dar todas essas orientações. Quero deixar aqui a todos que possuem esse problema que ao tomarem seus medicamentos, fazerem seus exercícios não abusem de exceder nas suas atividades diárias seja no seu lar ou em seu trabalho ou qualquer outra coisa, porque percebi que ao tomarmos os medicamentos receitados, ou com os exercícios feitos ficamos bem e até achamos que podemos extrapolar nos afazeres do dia a dia. Só que não é bem assim. Infelizmente tudo que fazemos alivia mas não cura. A nossa vida nunca mais é a mesma e precisamos poupar as nossas articulações para evitarmos lá na frente o pior que é ter que passar por cirurgias, ou ficar sem andar numa cadeira de roda como foi me falado. Cuide-se dona rute, repouso e evite subir escadas, se tiver que subir ou descer procure diminuir tudo isso desgasta sua cartilagem tenho escada em casa. Triste , mas é a nossa realidade. Um grande beijo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rute. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.