A osteoartrite pode ser identificada por meio de radiografias?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Licia Mota
- +A
- -A
A osteoartrite é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que, a partir dos 75 anos, 85% das pessoas apresentam sintomas ou alterações em suas radiografias. No entanto, somente 30 a 50% desses indivíduos queixam-se de dores crônicas.
Sintomas podem aparecer em pacientes com radiografias sem alteração
A reumatologista Licia Mota afirma que as radiografias e, em alguns casos, outros exames de imagem como a ultrassonografia, a ressonância magnética e a tomografia podem demonstrar alterações da cartilagem, mas nem sempre há uma correlação clínica, ou seja, sintomas no corpo.
“Muitas vezes, as evidências aparecem em pacientes mais velhos sem que isso tenha uma correlação clínica, ou seja, você pode ter alterações radiográficas sem sintomas. E o contrário também, você pode ter uma radiografia com pouca alteração e um paciente com muitos sintomas. Não existe, portanto, necessariamente uma correlação entre a intensidade das alterações radiográficas e aquilo que se apresenta como sintomas”, explica a médica.
Confira os sintomas mais frequentes da osteoartrite
Entre os sintomas mais comuns da osteoartrite estão as dores e inchaços nas articulações, rigidez e dificuldade de locomoção. As dores se intensificam durante atividades físicas e melhoram no repouso e geralmente são mais acentuadas durante o fim do dia e pela manhã, ao acordar. Estalidos e crepitações, que são sensações de fragmentos soltos nas articulações, causado pelo atrito dos ossos, também são comuns, mas nem sempre são indícios do problema. Esses sinais podem aparecer em pessoas que não tem osteoartrite, por isso é necessário o acompanhamento de um especialista.
Para tratar e prevenir o avanço da doença, além do tratamento medicamentoso, que ajuda a frear o processo de desgaste da cartilagem, medidas simples como a prática de exercícios de leve intensidade auxilia nas dores e no fortalecimento muscular, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Licia Mota
Reumatologia
CRM: 11149 / DF
- 6 comentários para "A osteoartrite pode ser identificada por meio de radiografias?"
-
CarolinaNantes Vida
Meu exame deu osteoartrite. O médico me indicou cálcio. Estou tomando.tem como reverter e parar de tomar?. Tenho 57 anos
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Carolina. O objetivo do tratamento da osteoartrite é amenizar a dor e assim melhorar a qualidade de vida do paciente. Em relação ao tratamento indicado, recomendamos que converse com seu médico sobre o seu quadro, pois cada paciente tem um histórico diferente. Torcemos pelo sucesso em seu tratamento!
-
Cristina
Quais os exercícios podemos fazer.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Cristina. As atividades mais recomendadas são aquelas que causam pouco impacto nas articulações. Exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas em terreno plano com calçados adequados, fortalecimento muscular, pilates, alongamento e hidroterapia, são os mais recomendados para melhorar as dores e a qualidade de vida do paciente. Lembrando que, é importante que as atividades sejam acompanhadas por um profissional habilitado, assim como deve ser feita uma avaliação individual antes de inciar. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.