Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?


  • +A
  • -A

Com o passar dos anos, o corpo começa a envelhecer e a demonstrar sinais de que já não é o mesmo. As dores nas articulações são alguns desses sinais. São sintomas característicos da osteoartrite, doença que desgasta a cartilagem e as articulações e que é capaz de provocar alterações na estrutura óssea do corpo. Ela atinge entre 80% e 90% das pessoas com mais de 40 anos.

É possível amenizar a dor?

A dor é o sintoma mais comum da osteoartrite e sua intensidade varia de acordo com o paciente. Alguns deles podem sentir dores somente anos depois do surgimento da doença. No entanto, para aqueles que sofrem com crises agudas, existem algumas atitudes e medidas que podem colaborar para reduzir a dor.

“Como medidas para diminuir as crises nas articulações, podemos salientar as de ordem geral, como controle da obesidade, diminuição de atividades de sobrecarga nas áreas atingidas e utilização de meios físicos, como crioterapia e acupuntura”, recomenda o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

O que pode prejudicar

Por outro lado, atividades de impacto nas articulações e a permanência durante longos períodos em pé são capazes de piorar as dores decorrentes da osteoartrite. Elas podem ser potencializadas pelo aumento do peso corporal e por esforço repetitivo, principalmente na região dos joelhos e do quadril.

O ortopedista cita ainda a utilização de medicamentos específicos, como parte do tratamento. De acordo com o Dr. Paulo Roberto, “o tratamento visa a redução da dor e a manutenção da função das articulações, melhorando a qualidade de vida e prevenindo ou retardando a progressão de alterações articulares”.

 

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 33269 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?"

SONIA MARIA CRUZ LIMA

gostaria de saberda eficiencia do remedio artrolive , pois tenho artrose nas maõs, e tambem se tem alguma dieta alimentar. Nao faço uso de nehuma medicação .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, As informações sobre a eficiência do Artrolive e outras dúvidas referentes a bula podem ser esclarecidas na central de atendimento ao cliente por e-mail cac@ache.com.br ou pelo telefone 0800 701 6900 de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00. Lembramos que é importante você consultar-se com um profissional médico, que poderá indicar o uso do medicamento para artrose e também poderá orientá-la sobre dieta alimentar. Abraços

nelson monteiro

Boa tarde, tenho artrose no ombro esquerdo, fiz uso de artrolive por indicação médica durante 06 meses e o resultado foi nulo. Fui orientado a suspender o medicamento e a sugestão médica como último recurso é fazer prótese o que me preocupa bastante. Alguma sugestão possível? Antecipo meus agradecimentos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nelson, entendemos o seu receio quanto ao último recurso oferecido, mas pense que ouvir a opinião de um especialista que realizou todos os seus exames e está acompanhando o seu quadro é muito bom. Caso tenha dúvidas a respeito da solução fornecida pelo seu médico, sugerimos esclarecer com outro profissional, que avaliará o exame e verificará a necessidade de uso ou não da prótese. Abraços

Meire Batista

Nelson, eu tambem tenho artrose, (ombro e quadril), e depois de muitad dores, entendi que o melhor é investit en especialistas como o de ombro.. E no meu caso ele fez uma infiltração de xilocaina e ru melhorei muito.O Artrolive( é um suplemento não um medicamento para dor) ele serve apenas para tentar minimizar os estragos futuros com a perda da cartilagem.., e ate onde eu entendi, deve ser ministrado para sempre como um repositor de perdas. Abraço e noa sorte!

júlio Cézar Lemos de Almeida

Olá Nelson, eu também tenho artrose no ombro e em outras partes dos membros inferiores! já tomei artrolive e o resultado também foi nulo. atualmente estou tomando TRIPLE FLEX 50 (GLUCOSAMINE,CHONDROITIN, CALCIU E VITAMINA D), esse medicamento é americano! ajudada bastante!! mas o que desapareceu com as dores nos ombros foi a natação! doe no inicio, mas deu ótimo resultado.

Cida Pires

Oi. Fiz uma cirurgia de degeneração na coluna, a 2 anos, fiquei pior dores constante nós braços do ombro até as pontas dos dedos e perda de movimentos, as pérnas doem um pouco mais estou cada vez andando com mais dificuldades. Sinceramente será que iria funcionar no meu caso?Cida Pires

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cida, só o seu médico com o diagnóstico do seu caso pode lhe responder de forma assertiva. Sugerimos que relate todos os sintomas do pós operatório ao Dr. para que ele possa contornar o problema com um tratamento alternativo. Abraços!

Rosângela de Souza lescano

Tenho dendinites por todo corpo são muitas dores

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.