Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos
- +A
- -A
Com o passar dos anos, o corpo começa a envelhecer e a demonstrar sinais de que já não é o mesmo. As dores nas articulações são alguns desses sinais. São sintomas característicos da osteoartrite, doença que desgasta a cartilagem e as articulações e que é capaz de provocar alterações na estrutura óssea do corpo. Ela atinge entre 80% e 90% das pessoas com mais de 40 anos.
É possível amenizar a dor?
A dor é o sintoma mais comum da osteoartrite e sua intensidade varia de acordo com o paciente. Alguns deles podem sentir dores somente anos depois do surgimento da doença. No entanto, para aqueles que sofrem com crises agudas, existem algumas atitudes e medidas que podem colaborar para reduzir a dor.
“Como medidas para diminuir as crises nas articulações, podemos salientar as de ordem geral, como controle da obesidade, diminuição de atividades de sobrecarga nas áreas atingidas e utilização de meios físicos, como crioterapia e acupuntura”, recomenda o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.
O que pode prejudicar
Por outro lado, atividades de impacto nas articulações e a permanência durante longos períodos em pé são capazes de piorar as dores decorrentes da osteoartrite. Elas podem ser potencializadas pelo aumento do peso corporal e por esforço repetitivo, principalmente na região dos joelhos e do quadril.
O ortopedista cita ainda a utilização de medicamentos específicos, como parte do tratamento. De acordo com o Dr. Paulo Roberto, “o tratamento visa a redução da dor e a manutenção da função das articulações, melhorando a qualidade de vida e prevenindo ou retardando a progressão de alterações articulares”.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 33269 / SP
- 9 comentários para "Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?"
-
SONIA MARIA CRUZ LIMA
gostaria de saberda eficiencia do remedio artrolive , pois tenho artrose nas maõs, e tambem se tem alguma dieta alimentar. Nao faço uso de nehuma medicação .
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Sonia, As informações sobre a eficiência do Artrolive e outras dúvidas referentes a bula podem ser esclarecidas na central de atendimento ao cliente por e-mail cac@ache.com.br ou pelo telefone 0800 701 6900 de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00. Lembramos que é importante você consultar-se com um profissional médico, que poderá indicar o uso do medicamento para artrose e também poderá orientá-la sobre dieta alimentar. Abraços
-
nelson monteiro
Boa tarde, tenho artrose no ombro esquerdo, fiz uso de artrolive por indicação médica durante 06 meses e o resultado foi nulo. Fui orientado a suspender o medicamento e a sugestão médica como último recurso é fazer prótese o que me preocupa bastante. Alguma sugestão possível? Antecipo meus agradecimentos
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Nelson, entendemos o seu receio quanto ao último recurso oferecido, mas pense que ouvir a opinião de um especialista que realizou todos os seus exames e está acompanhando o seu quadro é muito bom. Caso tenha dúvidas a respeito da solução fornecida pelo seu médico, sugerimos esclarecer com outro profissional, que avaliará o exame e verificará a necessidade de uso ou não da prótese. Abraços
-
Meire Batista
Nelson, eu tambem tenho artrose, (ombro e quadril), e depois de muitad dores, entendi que o melhor é investit en especialistas como o de ombro.. E no meu caso ele fez uma infiltração de xilocaina e ru melhorei muito.O Artrolive( é um suplemento não um medicamento para dor) ele serve apenas para tentar minimizar os estragos futuros com a perda da cartilagem.., e ate onde eu entendi, deve ser ministrado para sempre como um repositor de perdas. Abraço e noa sorte!
-
júlio Cézar Lemos de Almeida
Olá Nelson, eu também tenho artrose no ombro e em outras partes dos membros inferiores! já tomei artrolive e o resultado também foi nulo. atualmente estou tomando TRIPLE FLEX 50 (GLUCOSAMINE,CHONDROITIN, CALCIU E VITAMINA D), esse medicamento é americano! ajudada bastante!! mas o que desapareceu com as dores nos ombros foi a natação! doe no inicio, mas deu ótimo resultado.
-
Cida Pires
Oi. Fiz uma cirurgia de degeneração na coluna, a 2 anos, fiquei pior dores constante nós braços do ombro até as pontas dos dedos e perda de movimentos, as pérnas doem um pouco mais estou cada vez andando com mais dificuldades. Sinceramente será que iria funcionar no meu caso?Cida Pires
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.